Porto Novo: Dia Internacional da Criança marcado pela final do festival de vozes infantis

 

Porto Novo, 01 Jun (Inforpress) – A final do festival de vozes infantis no Porto Novo, Santo Antão, que se realiza hoje, com a presença de oito “pequenos cantores” é um dos eventos que marcam a passagem do Dia Internacional da Criança neste concelho.

Suelen Vaz, Kailane Fortes, Ana Beatriz Gomes, Carmen da Luz, Taissa Costa, Isaura Fonseca, Lívia Rocha e India Ferreira são os finalistas da décima sexta edição deste certame, promovido pelos serviços locais do Ministério da Educação, através dos dois pólos educativos sedeados na cidade do Porto Novo.

O festival de vozes infantis no Porto Novo, que contou com a presença de 18 crianças do Ensino Básico, realiza-se todos os anos, entre os meses de Maio e Junho, no quadro das comemorações do Dia Internacional da Criança, e é já considerado “uma tradição” neste concelho, segundo a organização.

As crianças que ficarem nos primeiros três lugares do festival vão representar Porto Novo no festival de vozes infantis de Santo Antão, que terá lugar ainda no decurso deste mês.

Em 2016, Anailda Évora, 11 anos, conquistou o festival de vozes infantis no Porto Novo, enquanto Débora Fonseca e Isaura Fonseca ficaram no segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Ainda no quadro das celebrações do primeiro de Junho, a delegação do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) promove, no Planalto Norte, interior do Porto Novo, um encontro com crianças, país e encarregados de educação para se debruçar sobre os direitos das crianças e exploração sexual dos menores.

JM/CP

Inforpress/Fim