Porto Novo: Dia do artesão assinalado com duas oficinas de artesanato

Porto Novo, 17 Mar (Inforpress) – O Dia do Artesão, que se comemora a 19 de Março, é assinalado, este fim-de-semana, no concelho do Porto Novo, Santo Antão, com duas oficinas de artesanato, numa iniciativa da associação local dos artesãos.

António Almeida, presidente da Associação dos Artesãos do Porto Novo, oficializada em Dezembro, disse à Inforpress que as duas oficinas de artesanato decorrem hoje e domingo, com o objectivo de promover o artesanato local.

Os artesãos porto-novenses têm alertado para o facto de o artesanato estar a passar por “alguns constrangimentos”, esperando que, com a criação da associação de classe, essa actividade possa conhecer melhores dias neste concelho.

Os artesãos locais queixam-se da “falta de oportunidades” para se desenvolver o artesanato que, a seu ver, precisa de maior atenção dos responsáveis locais e do próprio Governo.

No caso do Porto Novo, a edilidade local tem previsto no seu orçamento para 2018 um verba de 500 contos para a promoção do artesanato local.

Para os artesãos, Porto Novo e Santo Antão têm “grandes potencialidades” a nível do artesanato, que pode ser uma das alavancas para o sector do turismo, nesta ilha.

A criação de uma associação de artesãos no Porto Novo, cujo processo decorria há três anos, visa, precisamente, criar “incentivos e oportunidades” para os artistas poderem desenvolver a sua actividade, segundo António Almeida.

Este artesão exorta os seus colegas no Paul e Ribeira Grande a avançarem, também, com a criação de associações de classe.

JM/JMV

Inforpress/Fim