Porto Novo: Comunidade e edilidade juntas na recuperação da estrada Fundão/Ribeira Fria

Porto Novo, 06 Mai (Inforpress) – A estrada de acesso à Ribeira Fria, interior do Porto Novo, em Santo Antão, está a ser alvo de obras de reabilitação no quadro de uma parceria estabelecida entre a comunidade local e a edilidade porto-novense.

Os moradores da Ribeira Fria, que vinham se queixando do “mau estado da estrada” que liga Fundão a esse povoado, manifestam-se, agora, “satisfeitos” com as obras de reabilitação dessa via, iniciadas este sábado, graças a um “djunta mon” entre a autarquia e a população local.

Segundo o vereador Irlando Ramos, isso demonstra que as comunidades podem, perfeitamente, estabelecer parcerias com a edilidade quando se trata de resolução dos problemas que as afligem.

Conforme os habitantes, as dificuldades de acesso têm estado a condicionado o próprio desenvolvimento da Ribeira Fria que, além de ser uma zona agrícola, tem potencialidades ainda para se desenvolver, também, a nível do turismo.

As comunidades rurais têm estado a insistir na necessidade de a Câmara Municipal do Porto Novo proceder a obras de recuperação das estradas municipais neste concelho, cujo estado de circulação “deixa muito a desejar”.

Além da Ribeira Fria, o município procedeu, recentemente, ainda a obras na estrada de acesso à Ribeira dos Bodes, numa altura em que os moradores do Planalto Norte têm estado a reclamar melhorias na via de acesso à localidade.

A câmara do Porto Novo tem previsto, no seu plano de investimentos para 2018, um programa de manutenção das estradas municipais neste concelho, estimado em seis mil contos.

Também, no quadro do programa de mitigação da seca, a edilidade foi contemplada com verbas estimadas em 25 mil contos, para geração de empregos, através de execução de obras de  melhoramento das estradas, caminhos vicinais, além de outras intervenções.

JM/ZS

Inforpress/fim