Porto Novo: Associação de criadores preocupada com doenças em animais e voltam a reclamar laboratório de análises zootécnicas

Porto Novo, 15 Mar (Inforpress) – A Associação dos Criadores de Gado no Porto Novo voltou a insistir hoje na necessidade de este concelho, com um efectivo pecuário de cerca de 23 mil cabeças de gado, dispor de um laboratório de análises zootécnicas.

O representante desta associação, Romeu Rodrigues, lembra que, por várias vezes, fez já chegar às entidades competentes esse apelo dos criadores e voltou a insistir na necessidade de se instalar o referido laboratório no Porto Novo, numa altura em que, segundo disse, “muitos animais” têm estado a morrer por doenças desconhecidas.

Conforme avançou à Inforpress, os criadores têm estado a enfrentar o problema de doenças nos seus animais, muitos dos quais têm morrido sem que se conheça que tipo de enfermidade se trata, porque não há um laboratório de análises zootécnicas, neste concelho.

“As recolhas para as análises são enviadas à Cidade da Praia, mas quando os resultados chegam a Porto Novo já não há nada a fazer”, avançou Romeu Rodrigues.

Explicou ainda que foi instalado, em 2008, um laboratório de controlo de sanidade animal, mas o mesmo esteve sempre inoperante.

A associação de criadores exorta, por isso, ao Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) a instalar um novo laboratório, que, conforme o seu representante, “deixa muita falta” à classe.

JM/FP

Inforpress/Fim