Porto Novo: Artista plástico Nelson Lobo faz “retrospectiva 1970/2017” numa exposição nos Paços do Concelho

 

Porto Novo, 01 Set (Inforpress) – As instalações dos Paços do Concelho no Porto Novo, Santo Antão, recebem, nesses dias, uma exposição do artista plástico Nelson Lobo, que, nesta apresentação, faz uma retrospectiva das suas obras feitas entre 1970 e 2017.

Esta exposição, aberta esta quinta-feira, traz os quadros confeccionados pelo artista plástico santiaguense desde que, praticamente, começou a pintar há quase 50 anos, segundo Nelson Lobo, que expõe pela segunda vez no município do Porto Novo.

Desta vez, a exposição, cuja maioria dos quadros traz o tema mulher, insere-se nas comemorações do Dia do Município do Porto Novo, que se celebra a 02 de Setembro.

Do programa das celebrações destaca-se a apresentação, também esta quinta-feira, do livro “O Albergue Espanhol” de Jorge Carlos Fonseca, estando agendados para hoje, um concerto musical com Solange Cesarovna e apresentação da obra “Os tamboreiros da Ilha das Montanhas” de Alcides Lopes, natural do Porto Novo.

Uma sessão solene da Assembleia Municipal, abertura do centro comercial e da representação do ICIEG na cidade do Porto Novo são outras actividades que marcam as celebrações do Dia do Município do Porto Novo que, este sábado, assinala, também, os 55 anos da sua criação.

Porto Novo foi elevado à categoria de concelho, precisamente, a O2 de Setembro de 1962, através do Diploma Legislativo Ministerial número 07, assinado pelo então ministro do Ultramar, Adriano Moreira.

O diploma em causa extinguia o então posto administrativo do Porto Novo (criado em 1942), que fazia parte do município do Paul e criava o concelho da terceira classe do Porto Novo, o terceiro e maior de Santo Antão, que ocupa dois terços desta ilha.

JM/ZS

Inforpress/Fim