Porto Novo: Arranque da construção da estrada para Martiene previsto para Janeiro de 2019 – edilidade

Porto Novo, 13 Jul (Inforpress) – As condições com vista à construção da estrada de acesso à Martiene, interior do município do Porto Novo, Santo Antão, estarão reunidas até Novembro, prevendo-se o arranque efectivo do projecto a partir de Janeiro de 2019.

A câmara do Porto Novo tem garantias do Ministério das Infra-estruturas de que, dentro de quatro a cinco meses, todo o dossiê relacionado com a construção desta estrada, já com financiamento garantido, estará pronto, estando o arranque das obras previsto para Janeiro do próximo ano.

A informação foi avançada à Inforpress pelo vereador Valter Silva, substituto do presidente da edilidade, que informou que, além de se dotar Martiene, um dos principais vales agrícolas de Santo Antão, de uma estrada condigna, o Governo está, também, a preparar arranque de outros projectos no domínio rodoviário neste concelho, visando a desencravamento das localidades com potencial económico.

Na próxima semana, vai ser lançada a segunda fase da estrada para Tarrafal de Monte Trigo, zona de grande potencial turístico, pesqueiro e agrícola, existindo ainda “boas perspectivas” para, a curto prazo, iniciar-se, igualmente, a estrada de acesso à chã de Branquinho, outro importante vale agrícola no interior do Porto Novo, conforme a autarquia.

Em relação à Martiene, o projecto da estrada estima-se em 25 mil contos, montante disponibilizado pelo Governo no quadro do programa de requalificação e acessibilidades.

Martiene terá, nos primeiros meses de 2019, uma estrada calcetada, com uma extensão de quatro quilómetros, com cortinas de protecção.

A nível de Santo Antão, o Governo tem em carteira a construção de oito estradas de penetração no quadro de um programa de desencravamento das localidades nesta ilha, com início já partir deste ano.

JM/CP

Inforpress/Fim