Porto Novo: Agricultores em Chã de Norte aflitos com nova avaria no furo começam a contabilizar prejuízos

Porto Novo, 17 Abr (Inforpress) – O furo de Chã de Norte, no Porto Novo, Santo Antão, está, novamente, paralisado devido a uma nova avaria, situação que está a deixar aflitos os agricultores locais que já contabilizam prejuízos com perdas de algumas culturas.

O representante dos agricultores, Ivanildo Dias, confirmou à Inforpress a ocorrência, há já uma semana, de uma nova avaria no sistema de bombagem do furo de Chã de Norte, que está a preocupar os lavradores, os quais já falam em perdas de culturas de cenoura, abóbora e outras.

Os técnicos já se encontram no local e dizem esperar reparar a avaria “o mais depressa possível, para se evitar o que aconteceu em 2018, quando este mesmo furo esteve, durante quatro meses (Agosto a Novembro), paralisado, causando “enormes prejuízos” aos cerca de 50 lavradores.

O furo de Chã de Norte foi apetrechado com um novo sistema de bombagem, com capacidade para produzir 26 metros cúbicos de água por hora e foi reforçado o sistema fotovoltaico, instalado, em 2015, que permite produzir a água com menos custos.

Enquanto isso, os equipamentos para o segundo furo na zona vizinha da Ribeira da Cruz já estão no local, devendo os trabalhos de montagem iniciar nos próximos dias.

JM/ZS

Inforpress/Fim