São Filipe, 20 Mar (Inforpress) – A conferência para assinalar os 27 anos da criação do Movimento para Democracia (MpD, poder), que se realiza hoje, em São Filipe, conta com a presença do presidente do partido, Ulisses Correia e Silva, que preside a abertura.

A conferência de São Filipe integra um ciclo de conferências promovidas pelo MpD para comemorar os 27 anos da sua criação, celebrado a 14 de Março, e tem como tema “MpD: 27 anos ao serviço de Cabo Verde”-

Esta actividade decorre num dos hotéis da cidade e, segundo o programa, o coordenador concelhio do MpD, Filipe Santos dará as boas-vindas aos participantes, ao que se segue a abertura presidida por Ulisses Correia e Silva.

A seguir os conferencistas Fernando Elísio Freire, vice-presidente do MpD e ministro-Adjunto, e Celeste Fonseca, membro da Comissão Política Nacional e da Academia do MpD, vão debruçar-se sobre o percurso deste partido, sob a moderação de Isidoro Gomes, membro da Direcção Nacional e da Academia de MpD.

O MpD foi Governo durante 10 anos (1991-2001) e oposição durante 15 anos (2001-2016) e desde o ano passado ganhou as eleições e está a liderar os destinos da governação do país até 2021.

Durante o seu percurso enquanto partido político, a nível da ilha do Fogo, o MpD, para eleições legislativas e presidenciais, depois de cinco derrotas consecutivas, conseguiu, em 2016, uma vitória histórica, destronando o PAICV e o candidato apoiado pelo partido que até então dominava o cenário eleitoral na ilha.

O mesmo aconteceu a nível autárquico que, depois de seis derrotadas seguidas em São Filipe e de duas derrotas em Santa Catarina do Fogo (elevado a município em 2005), o MpD conquistou as câmaras de São Filipe e de Santa Catarina do Fogo.

O ciclo de conferências para assinalar os 27 anos do MpD foi programado pela Comissão Política Nacional, através da Academia do MpD, com o apoio do Secretariado-Geral do partido, e conta com participação de vários dirigentes nacionais e locais do partido e do presidente do partido, Ulisses Correia e Silva.

Estas comemorações acontecem na sequência das vitórias alcançadas pelo MpD nas eleições legislativas e autárquicas de 2016 e do candidato presidencial apoiado pelo partido.

JR/AA

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.