Planos Estratégicos Municipais de Desenvolvimento Sustentável de oito municípios apresentados na Praia

Cidade da Praia, 10 Out (Inforpress) – O Governo de Cabo Verde e o PNUD realizam nesta quinta-feira, 11, um encontro na Cidade da Praia, para apresentação oficial dos planos estratégicos municipais de desenvolvimento sustentável (PEMDS) de oito municípios pilotos, ao comité nacional de coordenação.

De acordo com uma nota de imprensa a que a Inforpress teve acesso, essas oito plataformas se enquadram no programa das plataformas para o desenvolvimento e objectivos 2030 em Cabo Verde, que visa o reforço das capacidades dos actores locais em matéria de articulação a vários níveis, contribuindo para a parceria global para a inovação em matéria de desenvolvimento territorial e de governação local.

“Os PEMDS são o resultado de um processo de planificação estratégica a nível municipal, inovador e participativo inteiramente articulados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o PEDS”, refere o documento.

Nesta fase piloto os beneficiários são os municípios de Ribeira Grande de Santiago, São Salvador do Mundo, São Felipe, Santa Catarina do Fogo, Mosteiros, Ribeira Grande Santo Antão, Porto Novo e Paul.

O Programa de Plataformas para o Desenvolvimento Local e Objetivos 2030 em Cabo Verde é financiado pelo Grão-Ducado do Luxemburgo, no montante de dois milhões de euros, por um período de três anos (2017-2019).

O encontro deverá contar com a presença de técnicos do Ministério das Finanças, das instituições setoriais, ICCA, ICIEG, agências das Nações Unidas, cooperação bilateral, municípios piloto do programa.

A abertura do evento, marcado para às 9:00 num dos hotéis da Cidade da Praia, deverá contar com as intervenções da directora nacional do Planeamento, Carla Cruz, da representante adjunta interina do PNUD, UNFPA e UNICEF, Nélida Rodrigues, da encarregada de negócios do Grão-ducado do Luxemburgo, Àngele da Cruz e do presidente da ANMCV, Manuel de Pina.

MJB/FP

Inforpress/fim