Parceria entre Afrika Avanza e Escola Nova favorece 200 crianças com consulta urológica

Espargos, 25 Set (Inforpress) – Duzentos alunos da Escola Nova, EBI dos Espargos, na ilha do Sal, beneficiaram esta segunda-feira de consultas de urologia realizadas no âmbito de uma parceria com a ONG Afrika Avanza.

As consultas, que têm como principal objectivo a prevenção, abrangeram os rapazes com a faixa etária compreendida entre os 9 a 11 anos.

Segundo o presidente da Afrika Avanza, Iñaki Gascón, para além das cirurgias doadas pela ONG é possível fazer um trabalho profundo no que toca à prevenção.

“O plano é fazer um trabalho de inspecção médica em várias crianças, nas diferentes especialidades, sempre aproveitando das viagens dos nossos grupos a Cabo Verde. Agora temos a especialidade de Urologia, onde esperamos consultar um universo de 200 rapazes com idade compreendida entre os 9 a 11 anos”, explicou o responsável pela ONG.

O director da Escola Nova, Jailson Costa, não tem dúvidas quanto às vantagens dessa parceria, que considera ser “de grande valor para todos os membros desta instituição”.

“Uma parceria que espero, eu e o presidente da Afrika Avanza, que perdure, pois, a nossa instituição trabalha com um público-alvo diversificado, o que faz com que valorizemos mais tais iniciativas que promovam a saúde e o bem-estar dos nossos alunos”, assinalou aquele director.

Quanto às inspecções, o urologista Emilio Galisteo garantiu que das consultas até então concluídas, cerca de 30% das crianças apresentavam algum motivo para chamada de atenção, embora fossem problemas menores, mas que censuradas poderiam vir a ser um real problema.

“Detectamos bastantes casos de fimose e uma hérnia, de resto cerca de 70% das crianças estão bastante bem, mas em caso de intervenção cirúrgica, podemos ter uma acção na próxima semana, temos uma anestesista na comitiva caso houver alguma ocorrência”, explicou o urologista da ONG.

Inforpress/Fim