Os transportes aéreos estão muito melhores do que há 11 meses – ministro da Economia

Cidade da Praia, 28 Mar (Inforpress) – O ministro da Economia, José Gonçalves admitiu hoje que os transportes aéreos estão “muito melhores” do que há onze meses e que o navio Praia d’Aguada retomará, antes de Abril, as suas viagens pelos mares de Cabo Verde.

O governante fez estas revelações durante a interpelação ao Governo sobre a política de transportes no país, agendada a pedido do grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição).

José Gonçalves, anunciou ainda, que até finais de Maio o catamaran Crioula voltará a fazer ligações inter-ilhas, depois de uma “grande reparação” nos estaleiros navais de São Vicente.

Quanto à viagem de reinauguração do Praia d’Aguada, o ministro disse que vai ser na linha marítima São Vicente e São Nicolau e que ele próprio fará parte da lista dos passageiros.

Relativamente aos transportes aéreos, anunciou que está em curso um “plano de emergência” para a recuperação da companhia aérea de bandeira, a TACV-CABO VERDE AIRLINES e que vem sendo implementado com “bons resultados desde Julho de 2016”.

Garantiu que a actual direcção dos TACV já reduziu o défice operacional em “mais de 40 por cento”, e que comparativamente a 2015, em 2016 a transportadora aérea nacional registou um “crescimento global” do número de passageiros em “quase 25 mil”, o que representa um “aumento de 4 por cento do volume de tráfego de passageiros”.

Os gastos globais no exercício, de acordo com o ministro, registaram uma redução em cerca de 25 por cento, assim como o défice operacional em “mais de 40 por cento”.

Comunicou à plenária que está em curso uma “negociação prolongada” com um parceiro de Cabo Verde para assegurar um Boeing-737, em condições comerciais “muito favoráveis” e que o aparelho poderá integrar a frota dos TACV no “mês de Julho próximo”.

Para José Gonçalves, a anterior gestão da transportadora aérea nacional foi um “verdadeiro desastre”.

O ministro da Economia informou aos deputados que o país já dispõe do sistema de navegação por satélite, o qual vai resolver o problema de navegação aérea nos aeroportos de São Vicente e Boa Vista durante o período de bruma seca.

Os trabalhos da sessão plenária prosseguem esta tarde, com os deputados, sobretudo os da oposição a indagar o ministro de tutela dos transportes em Cabo Verde.

LC/FP

Inforpress/Fim