Inicio Agenda ONUDI promove formação implementação da Estrutura Comum de Avaliação (CAF) na administração...

ONUDI promove formação implementação da Estrutura Comum de Avaliação (CAF) na administração Pública

Cidade da Praia, 09 Set (Inforpress) – A “Implementação da Estrutura Comum de Avaliação (CAF) na Administração Pública em Cabo Verde” é o tema de uma conferência, promovida, esta segunda-feira, 10, na Cidade da Praia, pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI).

Essa formação a distância (e-learning) inicia-se com a conferência “Avaliar e melhorar o desempenho com a CAF”, que acontece esta segunda-feira e termina no dia 26 do mês corrente.

De acordo com uma nota de imprensa, essa formação visa dotar os dirigentes de instrumentos de gestão por objectivos e melhorar o ambiente de negócios através da introdução de uma cultura de excelência e qualidade nas instituições da Administração Pública, que prestam serviços aos cidadãos e às empresas.

Para a sustentabilidade do projecto, acrescenta o documento, vai ser criado um Centro de Recursos CAF junto da Direcção Nacional da Administração Pública (DNAP), para assegurar a implementação da dessa unidade a nível nacional.

A mesma fonte informa que esse projecto é executado pelo Governo Cabo Verde, através do Ministério das Finanças, com a assistência técnica da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e conta com o financiado pela União Europeia (UE), no valor de 33.079.500$00.

Recorde-se que o Governo de Cabo Verde da IX Legislatura propõe reformar a Administração Pública, visando melhorar a sua eficácia e eficiência.

Nesse processo de reforma irá proceder ao redimensionamento das instituições públicas, simplificar os procedimentos de modo a reforçar a coordenação entre as instituições, reforçar as competências de gestão e dotar os dirigentes de instrumentos objetivos de gestão.

A CAF é um modelo de auto-avaliação da Qualidade desenvolvida pela União Europeia, como fruto da evolução do Modelo EFQM (European Foundation for Quality Management), que mede o desempenho na Administração Publica, através do qual uma organização procede a um diagnóstico das suas actividades e resultados com base em evidências.

Esta formação decorre integralmente à distância (e- learning), com o apoio de recursos online e videoconferências de 2 horas cada (8h).

Está prevista a participação de 20 dirigentes dos Serviços Públicos da Administração Pública e da Câmara de Comércio de Sotavento.

A cerimónia de abertura do referido evento será às 10h00 e será presidida pela secretária de Estado para a Modernização Administrativa, Edna Oliveira.

OM/JMV

Inforpress/Fim