ONUDI promove formação implementação da Estrutura Comum de Avaliação (CAF) na administração Pública

Cidade da Praia, 09 Set (Inforpress) – A “Implementação da Estrutura Comum de Avaliação (CAF) na Administração Pública em Cabo Verde” é o tema de uma conferência, promovida, esta segunda-feira, 10, na Cidade da Praia, pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI).

Essa formação a distância (e-learning) inicia-se com a conferência “Avaliar e melhorar o desempenho com a CAF”, que acontece esta segunda-feira e termina no dia 26 do mês corrente.

De acordo com uma nota de imprensa, essa formação visa dotar os dirigentes de instrumentos de gestão por objectivos e melhorar o ambiente de negócios através da introdução de uma cultura de excelência e qualidade nas instituições da Administração Pública, que prestam serviços aos cidadãos e às empresas.

Para a sustentabilidade do projecto, acrescenta o documento, vai ser criado um Centro de Recursos CAF junto da Direcção Nacional da Administração Pública (DNAP), para assegurar a implementação da dessa unidade a nível nacional.

A mesma fonte informa que esse projecto é executado pelo Governo Cabo Verde, através do Ministério das Finanças, com a assistência técnica da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e conta com o financiado pela União Europeia (UE), no valor de 33.079.500$00.

Recorde-se que o Governo de Cabo Verde da IX Legislatura propõe reformar a Administração Pública, visando melhorar a sua eficácia e eficiência.

Nesse processo de reforma irá proceder ao redimensionamento das instituições públicas, simplificar os procedimentos de modo a reforçar a coordenação entre as instituições, reforçar as competências de gestão e dotar os dirigentes de instrumentos objetivos de gestão.

A CAF é um modelo de auto-avaliação da Qualidade desenvolvida pela União Europeia, como fruto da evolução do Modelo EFQM (European Foundation for Quality Management), que mede o desempenho na Administração Publica, através do qual uma organização procede a um diagnóstico das suas actividades e resultados com base em evidências.

Esta formação decorre integralmente à distância (e- learning), com o apoio de recursos online e videoconferências de 2 horas cada (8h).

Está prevista a participação de 20 dirigentes dos Serviços Públicos da Administração Pública e da Câmara de Comércio de Sotavento.

A cerimónia de abertura do referido evento será às 10h00 e será presidida pela secretária de Estado para a Modernização Administrativa, Edna Oliveira.

OM/JMV

Inforpress/Fim