ONG de Cabo Verde capacitam-se em matéria das convenções internacionais

Cidade da Praia, 04 Mai (Inforpress) – Cerca de 22 organizações não-governamentais de Cabo Verde participaram, durante três dias, num workhosp sobre direitos humanos promovido pela ONG de Londres “Equal Rights Trust”, em parceria com o Laço Branco e a Organização das Mulher de Cabo Verde.

A referida formação, que conta com o apoio da União Europeia (UE), teve lugar na Cidade da Praia de 02 a 04, e aconteceu no âmbito das Celebrações do Dia da UE em Cabo Verde.

Segundo a representante desta ONG, Dionara Anjos, a intenção era partilhar com as ONG de Cabo Verde as Convenções Internacionais ratificadas pelo país, nomeadamente as Convenções da Organização Internacional do Trabalho, a Convenção contra eliminação de todas as formas de eliminação contra a mulher, as Convenções do direito das crianças e a Convenção Contra Discriminação Racial.

Conforme informou, como as ONG estão no terreno a trabalhar para monitorizar a implementação das convenções, no final, todos têm de saber como elaborar um relatório para apresentar a situação dos direitos humanos no país e é por isso que resolveram promover esta partilha de experiência.

Dionara Anjos sublinhou que doravante essas ONG estão melhores preparados para trabalharem com a questão da discriminação e para darem um melhor contributo na promoção dos direitos humanos no país.

O workshop encerrou com a participação do músico Carlão e Lúcia Cardoso que partilharam com os presentes a história das suas vidas envolvendo a promoção e violação dos direitos humanos através da música e da inclusão através da música.

AM/ZS

Inforpress/Fim