Inicio Internacional Oito mil detidos em operação contra o crime organizado no sul da...

Oito mil detidos em operação contra o crime organizado no sul da China, Hong Kong e Macau

 

Pequim, 16 Jun (Inforpress) – Uma operação policial contra grupos de crime organizado no sul da China, Hong Kong e Macau resultou na detenção de 8.000 pessoas no espaço de três meses, informou hoje o jornal South China Morning Post.

A conclusão da operação foi anunciada doze dias antes de o Presidente chinês, Xi Jinping, visitar pela primeira vez a ex-colónia britânica, para as celebrações do 20.º aniversário do retorno da soberania do território à China.

A operação, designada ‘Thunderbolt 17′ (Relâmpago 17), arrancou em 05 de Março e terminou no passado dia 10 de Junho, com a detenção de oito mil pessoas, suspeitas de tráfico de drogas, jogo ilegal e lavagem de dinheiro.

Em Hong Kong, foram detidos 3.618 pessoas, cerca de metade das quais tem passaporte chinês. Na província de Guangdong 2.270 pessoas. As restantes foram detidas em Macau.

A operação abrangeu mais de 6.400 estabelecimentos, incluindo salas de jogo, casas de alterne e espaços residenciais, onde foram apreendidas armas de fogo, drogas, tabaco para contrabando e material electrónico com conteúdo obsceno.

Trata-se da maior operação de combate ao crime organizado levada a cabo na região, desde 2000.

Lusa/fim