Obras de construção da nova sede do Banco de Cabo Verde iniciam em Julho

 

Cidade da Praia, 29 Jun (Inforpress) – As obras de construção da nova sede do Banco de Cabo Verde (BCV), um projecto avaliado em mil e oitocentos milhões de escudos vão iniciar-se em Julho, confirmou hoje na Praia, a instituição financeira.

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, vai presidir no próximo dia 04 de Julho, a cerimónia de lançamento da primeira pedra da nova sede, localizada no bairro da Achada de Santo António, perto edifício da Assembleia Nacional, informa um comunicado do BCV.

A nova sede do BCV será financiada através do Fundo de Pensões dos colaboradores do banco central que iniciaram funções até 1993 e a nova sede será cedida ao Banco de Cabo Verde em regime de “leasing” financeiro.

Como contrapartida pela utilização do edifício, o BCV assumirá as prestações mensais dos beneficiários para o Fundo de Pensões, passando o edifício a “custo zero” para o BCV com a extinção das responsabilidades do fundo.

O projecto de arquitectura da nova sede do BCV foi elaborado por uma equipa liderada pelo internacionalmente renomado arquitecto português, Álvaro Siza Vieira, que durante o acto de lançamento da primeira pedra fará a apresentação técnica do mesmo.

Este projecto remonta ao ano 2000, tendo sido actualizado em 2010 para se adaptar à “evolução tecnológica e às soluções tecnicamente mais adequadas ao momento”, de acordo com o BCV.

O banco central lembrou que um relatório de Inspeção do Laboratório de Engenharia Civil, datado de Fevereiro de 2012, desaconselhou a permanência nas atuais instalações do BCV, um edifício, localizado no Platô, centro histórico da Praia, construído nos anos 70 para fins comerciais e habitacionais.

JL/CP

Inforpress/Fim