Nuclear/Irão: Agência de Energia Atómica confirma que o Irão cumpre o acordo

Viena, 09 Mai (Inforpress) – A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) confirmou hoje que o Irão cumpre os seus “compromissos em matéria nuclear” definidos no acordo com as grandes potências.

“O Irão está submetido ao regime de verificação mais fiável do mundo em matéria nuclear”, afirmou Yukiya Amano, director-geral da agência da ONU, num comunicado.

O acordo de 2015 representa um “progresso importante em matéria de verificação”, disse.

Um porta-voz da AIEA já tinha afirmado na semana passada “não haver qualquer indicação credível de actividades no Irão relacionadas com o desenvolvimento de armas nucleares após 2009”, depois de Israel ter evocado “provas contundentes” de um programa nuclear secreto iraniano.

Segundo a agência, os seus inspectores passaram até ao momento um total de 3.000 horas no terreno no Irão, tendo colocado 2.000 selos invioláveis em equipamentos e materiais nucleares e tido acesso a centenas de milhares de imagens “recolhidas diariamente por sofisticadas câmaras de vigilância”.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na terça-feira que os Estados Unidos abandonam o acordo nuclear assinado entre o Irão e o grupo 5+1, constituído pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) e a Alemanha.

O acordo, concluído em 2015, permitiu o levantamento de parte das sanções internacionais em troca do compromisso de Teerão de limitar o seu programa nuclear a fins civis.

Uma das justificações de Washington é a de que o acordo não é eficiente na vigilância das actividades nucleares do Irão.

Lusa/Fim