Novo presidente da Federação das Associações de Estudantes Universitários elege a massificação do desporto como prioridade

Cidade da Praia, 11 Set (Inforpress) – O novo presidente da Federação das Associações de Estudantes Universitários (FAEUCV), Flávio Lima, elegeu hoje a massificação do desporto universitário como a principal aposta da nova direcção, cuja tomada de posse ocorre no próximo mês de Novembro.

Em declarações à Inforpress, explicou que essa massificação do desporto universitário é necessária porque a FAEUCV é também o responsável pelo desporto universitário nacional.

“Nós queremos consolidar o futsal e dinamizar outras modalidades, designadamente as individuais que têm algum peso a nível dos jogos olímpicos”, prometeu.

Por outro lado, adiantou que vai trabalhar a nível de empoderamento dos sócios, de forma a realizar actividades extracurriculares complementares à formação académica, o que segundo Flávio Lima, passa por ter uma associação de estudantes e ligas universitárias muito organizadas.

“Para isso, nós vamos trabalhar muito forte com os parceiros no sentido de empoderar e qualificar as associações de estudantes”, frisou Flávio Lima, considerando que o maior desafio da FAEUCV é a mobilização de recursos.

Por isso, observou que, levando em conta o cariz dessa organização, “que vive das quotas dos associados”, há necessidade de conseguir recursos junto dos parceiros e do sector privado e nível internacional para fazer face as actividades que tem em carteira.

De entre essas actividades, Flávio Lima elencou o desporto universitário, o Congresso Nacional dos Estudantes, fóruns temáticos, contando com o apoio do Ministério da Educação, Direcção Geral dos Desportos e o Comité Olímpico, para a consecução do plano de actividades.

Flávio Lima foi nomeado presidente da FAEUCV numa “reformulação do conselho directivo”, que aconteceu no passado mês de Julho, que doravante passa a funcionar com cinco vice-presidentes, decisão que essa que vai ser aprovada na Assembleia-geral do mês de Novembro

A reestruturação da Federação foi feita em Julho e a equipa cessante estava trabalhando no relatório de actividades de contas e em Novembro vai tomar posse através de uma assembleia-geral com todas as associações para a tomada de posse.

Flávio Rodrigues Lima, membro fundador da FAEUCV, é licenciado em gestão de empresas pela Universidade Lusófona de Cabo Verde, possui uma vasta experiência no que tange ao associativismo estudantil.

Durante o percurso académico, desempenhou funções como vice-presidente e coordenador do desporto da Associação de Estudantes e presidente da Liga Das Associações Académicas Universitárias de São Vicente, onde também foi membro fundador.

O presidente cessante, Adilson Neto, apresentou esta terça-feira o relatório de actividades e contas aos sócios e parceiros e aproveitou o momento para a passagem oficial da pasta ao novo presidente.

A FAEUCV tem em agenda uma assembleia-geral para Novembro, com vista a aprovação do plano de actividades e orçamento para o ano 2019, assim como a socialização do plano estratégico e legitimação e empossamento dos órgãos sociais.

OM

Inforpress/Fim