Mudanças climáticas: Cabo Verde entra na marcha mundial do clima (c/áudio)

Cidade da Praia, 30 Ago (Inforpress) – Cabo Verde vai pela primeira vez aderir a Marcha 350 pelo Clima, marcada para o dia o8 de Setembro, para colocar em evidência as causas locais de combate às mudanças climáticas e aumentar a pressão sobre os governantes.

Para já, segundo explica Jaime Lopes da Silva, membro da organização “350 Cabo Verde”, responsável pela iniciativa, a marcha está confirmada para acontecer na cidade da Praia e na ilha da Boa Vista. Há, entretanto, segundo a mesma fonte, sinais de mobilização no Tarrafal de Santiago e noutras ilhas de Cabo Verde.

Na cidade da Praia, o encontro está marcado para as 9h00, na Praça do Liceu Domingos Ramos, de onde os participantes seguirão pela Rua Pedonal até à Praça Alexandre Albuquerque, onde haverá palestras e momentos musicais.

Na Boa Vista, os diversos representantes da sociedade civil e várias outras instituições pública e privada são chamados a se reunir às 10h00, enfrente ao Shell, logo à entrada de Sal Rei, para marchar pelo clima.

Jaime Lopes fez saber que há várias intuições a apelarem pela participação das pessoas, além dos convites feitos pela organização “350 Cabo Verde”.

“Inicialmente, estávamos a pensar num mínimo de 300 pessoas e pensamos que iremos atingir esta meta. Queremos focar na mobilização dos cabo-verdianos”, acrescentou.

“Queremos desmistificar o assunto de aquecimento global. Também falar com cientistas e pessoas mais capacitadas, na tentativa de se criar um movimento social a nível de protecção da nossa atmosfera”, explicou Jaime Lopes.

A marcha, refira-se, antecede a Cúpula Global de Acção Climática, organizada pelo governador da Califórnia, Jerry Brown, que ocorre de 12 a 14 de Setembro e contará com a participação de representantes de governos nacionais, locais, empresas e outros sectores interessados.

Neste sentido, a iniciativa de 8 de Setembro foi pensada a nível internacional para também aumentar a pressão sobre os governantes que estarão presentes na Califórnia, mostrando a real demanda das pessoas em todo o mundo.

A Marcha 350 pelo Clima é, anualmente realizada pela Organização não-governamental 350.org e desde da sua concepção, em 2008, tem mobilizado milhares de pessoas que vão às ruas marchar contra a actual sociedade “altamente dependente” de carbono CO2.

GSF/JMV

Inforpress/fim