Movimento Civil para as Comunidades Responsáveis promove feira para sensibilização sobre tratamento de animais  

Cidade da Praia, 25 Mar (Inforpress) – O Movimento Civil para as Comunidades Responsáveis promoveu hoje, em Achada São Filipe, Cidade da Praia, uma feira de adopção de cães e gatos que serviu, também, para sensibilizar as pessoas sobre o tratamento de animais.

A feira, organizada no âmbito do protocolo assinado entre a Câmara Municipal da Praia e o Movimento Civil para as Comunidades Responsáveis, teve como lema “Tira um cão ou um gato da rua para dentro do calor do lar”, decorreu das 10:00 às 16:00 deste domingo.

Em declarações à Inforpress, Lori Brito, do Movimento Civil para as Comunidades Responsáveis, disse que feira serviu para sensibilizar as pessoas de que é preciso tratar bem os animais, neste caso cães e gatos, com carinho, em vez de maus tratos e abandono.

A organização do evento entende que os animais, principalmente os cães, estão a sofrer uma situação bastante difícil, porque vivem nas ruas abandonados, são maltratados e estão doentes, por isso quer fazer a sua parte e ajudar a mudar esta realidade que consideram que “não é normal”.

Durante todo o dia foram desparasitados dezenas de cães e gatos, adoptados 28 dos 30 cães que estavam para adopção e um gato, conforme Lori Brito, porque não tiveram uma “grande ninhada” de gatos para adopção, sublinhando que a avaliação do evento “é positivo”, por ter havido uma “grande adesão” das pessoas que mostraram estar engajados nesta causa.

Para além de adopção e desparasitação, a feira contou com várias actividades, como cantinho infantil, curso de coleiras, concurso de beleza de cães em que foram avaliados a destreza do anima, a obediência e os cuidados que recebem em casa.

A próxima actividade desta organização da sociedade civil vai ser uma mega campanha de castração de cães que vai contar com a parceria da Câmara Municipal da Praia e a Associação Bons Amigos, mas no final do ano o movimento pretende realizar uma feira idêntica a de hoje em um outro bairro da capital do país ainda por identificar.

O Movimento Civil para as Comunidades Responsáveis é uma iniciativa para o desenvolvimento sustentável do ambiente, hábitos de consumo, lixo, reciclagem e toda a problemática ligada à terra na sequência da actividade humana, como foco particularmente nos animais.

DR/AA

Inforpress/Fim