Mosteiros: Quarta Semana Diocesana da Juventude reúne perto de 300 jovens

São Filipe, 19 Jul (Inforpress) – A paróquia da Nossa Senhora da Ajuda, nos Mosteiros, acolhe perto de 300 jovens das paróquias das ilhas de Sotavento, que participam na quarta Semana Diocesana da Juventude sob o lema “Minha fé me faz amar”.

A Semana Diocesana de Juventude decorre de 16 a 22 de Julho, mas os jovens das paróquias das ilhas do Maio, Santiago e Brava, juntaram aos da ilha do Fogo na noite de quarta-feira, 18 de Julho.

Após a recepção no porto de Vale dos Cavaleiros, os jovens foram acolhidos por volta das 23:00 de quarta-feira e, após a organização, realizou-se um desfile de apresentação dos participantes de cada paróquia, seguido de cerimónia de abertura.

O pároco de Nossa Senhora da Ajuda, nos Mosteiros, padre Egídio Santos, contactado por telefone, disse que esta quinta-feira, no quadro do programa da quarta semana, após a comunicação de abertura “Minha fé me faz amar – Cristo fonte e modelo de amor para os jovens”, os participantes deslocaram-se aos extremos sul (Relva) e norte (Atalaia) do município dos Mosteiros, assinalando assim o “dia nas comunidades”.

Ainda para esta quinta-feira, segundo o padre Egídio Santos está prevista a realização de uma reflexão sobre a mensagem do Papa “Maria, não temas, pois achaste graças diante de Deus” e partilha de experiencia do “dia nas comunidades.

Para sexta-feira, está programado breve análise sobre “Minha fé me faz amar a sobriedade – uma proposta concreta e alegre a juventude” e, “Minha fé me faz amar – a participação democrática, consciente e esclarecida”, seguido de uma mesa redonda “Sakuta jovem” (escuta jovem) onde serão discutidos aspectos relacionados com a esperança e os anseios da juventude hoje, uma actividade que é aberta às forças vivas da ilha e à sociedade em geral.

Ainda para sexta-feira prevê-se a realização da primeira sessão da assembleia diocesana da juventude, que debruçará sobre a realidade das pastorais da juventude por paróquia: “servir amando a juventude amada”, seguido da exibição do filme “Jornada missionária da juventude 2015/16”.

Para o sábado, os participantes na quarta Semana Diocesana de Juventude terão uma conversa com o bispo sobre “Minha fé me faz amar – a essência de ser cristão”, seguido de outras actividades de cariz religiosa e desportiva, assim como a conclusão da assembleia diocesana de juventude, síntese das decisões – declaração 2018, seguido do filme sobre pastoral da juventude e “fest-forum”.

Para o último dia da quarta semana, além da celebração da misa, será anunciada a paróquia que irá acolher o fórum da juventude diocesana 2019, e a realização do festival “Minha fé me faz amar” – expo YouCat, em que cada paroquia tem um “stand” para fazer a sua exposição.

JR/CP

Inforpress/Fim