Ministro da Saúde confirma estudo para identificar vírus da gripe que tem afectado o país

Cidade da Praia, 28 Fev (Inforpress) –  O ministro da Saúde e da Solidariedade Social, Arlindo do Rosário, confirmou hoje que está em curso um estudo para a identificação do vírus que provocou o surto de gripe e infecções respiratórias em Cabo Verde nos últimos dias.

Arlindo do Rosário que falava aos jornalistas na sequência de uma visita realizada na tarde de hoje ao Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), disse que até agora, essa gripe que já afectou milhares de pessoas no país, tem sido considerado normal.

Contudo, adiantou que a investigação que está a ser levada a cabo pelos Serviços de Vigilância Epidemiológica e pelo Instituto Pasteur de Dakar é para confirmar se de facto o vírus dessa gripe é o mesmo indicado para essa época do ano.

“Nesta altura do ano, normalmente está indicado o tipo de vírus que provoca essas gripes -os rotavírus.  Havendo esse aumento de casos que também tem uma causa muito clara convém termos uma identificação e é isso que o Ministério de Saúde através dos serviços de vigilância e com ajuda do Instituto Pasteur está a fazer” disse.

“Tudo indica que seja, mas estamos à espera da confirmação”, salientou o governante.

O ministro garantiu que tudo o que está a ser feito em termos de recomendações, de acesso às prestações e cuidados está a ser bem feito e declarou-se crente que essa vaga de gripe irá passar o quanto antes.

Só na Cidade da Praia, segundo a delegada de saúde, Ulardina Furtado, foram registados de Janeiro a Fevereiro deste ano cerca de quatro mil casos de gripe.

“Perante este fenómeno viral, apelamos às pessoas a seguir o tratamento médico, a agasalhar-se bem e a manter o hábito de higiene, sempre que possível, com a lavagem das mãos”, aconselhou.

MJB/FP

Inforpress/fim