Inicio Ambiente Ministro da Cultura anuncia reabilitação da Ponte de Canal e do Cineteatro...

Ministro da Cultura anuncia reabilitação da Ponte de Canal e do Cineteatro do Paul em Santo Antão

Cidade da Praia, 29 Jun (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), Abraão Vicente, anunciou hoje no Parlamento que vai reabilitar a Ponte de Canal em Ribeira Grande e o Cineteatro do Paul, ambos na ilha de Santo Antão.

“Não fui ao Paul fazer o lançamento dessas obras porque as verbas ainda não estão inscritas e recuso-me a ir lançar primeiras pedras para ficarem apenas nas primeiras pedras”, disse o ministro fazendo alusão nesse aspecto à governação anterior.

Abrãao Vicente afirmou ainda que o projecto “um auditório para cada município” será também lançado no momento em que as câmaras tiverem as verbas nas suas contas para começarem as obras.

“É uma nova atitude que fará escola em Cabo Verde”, ajuntou o governante.

Outra novidade lançada pelo ministro é a inscrição de verbas no Programa de Reabilitação e Acessibilidades (PRA) para reabilitar o antigo Centro das Finanças do Paul, onde vai nascer o Centro Cultural para beneficiar a cidade das Pombas.

Nos seus 62 anos de vida, a ponte canal que se situa nas imediações de Boca de Ambas-as-Ribeiras, no vale da Ribeira Grande, Santo Antão, é considerada uma das obras hidráulicas mais emblemáticas da ilha.

Através dessa ponte, construída sob a direcção do engenheiro indiano “Kenkró”, é transportada água para rega, captada na zona de Turim da Ribeira de Caibros, para Ladeira das Canas e Boca de Coruja.

Nunca beneficiou de qualquer intervenção, apresentando já sinais evidentes de deterioração. Os santantonenses têm estado a mostrar a sua preocupação com a degradação acelerada dessa “obra de arte”.

CD/FP

Inforpress/ Fim