Ministro da Cultura Abraão Vicente vai ao Brasil para entrega do Prémio Camões

Cidade da Praia, 31 Ago (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente viaja na próxima terça-feira ao Brasil, a convite do seu homologo, Sérgio Henrique Sá Leitão Filho, para tomar parte da cerimónia de entrega do Prémio Camões 2018.

Consta da agenda do ministro, a assinatura entre os dois países de um memorando para o estabelecimento de plataforma sobre a economia criativa, que promoverá as respectivas políticas nacionais para o sector, intensificando a matéria identitária, artística e económica.

Este memorando, que terá a duração de cinco anos, tem por objectivo criar os corredores comerciais para a participação em feiras, festivais e mercados internacionais, bem como intensificar os vínculos bilaterais na promoção, difusão, circulação e comercialização de bens e serviços nas áreas das economias criativas.

O documento fortalecerá os laços bilaterais do sector cultural e artístico dos dois países, nas áreas de artes cénicas, audiovisual, design, moda, artesanato, editorial, música, arquitectura, artes visuais, gastronomia para criação, produção e distribuição de bens e serviços.

O escritor Germano Almeida é o vencedor da edição de 2018 do Prémio Camões, tendo sido o segundo cabo-verdiano a receber este galardão literário.

O Prémio Camões foi institucionalizado pelos governos do Brasil e de Portugal, em 1988, atribuindo aos autores que tenham contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua portuguesa.

HR/FP

Inforpress/Fim