Ministro da Agricultura anuncia chegada de linha medicamentos para combater praga de carrapato que está a atacar o gado

Cidade da Praia, 24 Jul (Inforpress) –   O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, afirmou hoje que chegará brevemente ao país uma linha de medicamentos para combater a praga de carrapato que está a atacar o gado em São Nicolau e outras regiões.

Gilberto Silva, que respondia no Parlamento a perguntas colocadas pelos deputados, garantiu também que foram contratados técnicos cubanos com “muita experiência neste domínio” para erradicar a referida praga.

“Temos várias espécies de carrapatos. Significa que não vai ser possível ataca-los só com um produto. Mas o assunto está sob controlo e vai-se afectar meios humanos, financeiros e materiais para o combate”, afirmou, alegando que Tarrafal de Santiago, o município da Ribeira Grande de Santiago e a iha Brava estão também afectados.

Outra novidade anunciada pelo governante é que o ministério optou por comprar sementes para a campanha agrícola no país, ao invés de importar, tendo em conta os riscos fitossanitários que são associados à importação.

Revelou ainda que a distribuição de sementes para as delegações já iniciou e que dentro em breve serão entregues aos agricultores para fazerem as sementeiras.

No que tange à falta de quadros sobretudo veterinários, Gilberto Silva afiançou que o seu ministério recrutou para este período 38 técnicos profissionais espalhados no país para reforçar as equipas das delegações.

CD/FP

Inforpress/Fim