Ministério do Desporto promove semana de formação em Cultura e Desporto

 

Cidade da Praia, 10 Set (Inforpress) – O Ministério do Desporto, através da Direcção-geral do Desporto, realizada, de 11 a 16 do corrente mês, uma “Semana em Formação – Cultura e Desporto”, orientada pelo formador o professor catedrático português José Neto.

O evento, direccionado aos agentes desportivos, entre treinadores e árbitros de futebol, professores de Educação Física e monitores da mesma área, conta com o alto patrocínio da Presidência da República, conforme fontes do Ministério do Desporto.

A cerimónia de abertura, esta segunda-feira,11, terá lugar na sala Beijing, auditório da Presidência da República, e será presidida pelo Presidente, Jorge Carlos Fonseca, seguida de uma aula magna dirigida pelo formador o professor José Neto.

Já as aulas vão ser ministradas no auditório da Federação Cabo-verdiana de Futebol, junto ao Estádio da Várzea.

A formação, de acordo com a organização, será dividida em sete “importantes temáticas” que cobrem desde aspectos históricos e evolutivos do desporto e da actividade física, as nuances psicológicas e técnicas para o sucesso no desporto, a importância da actividade física na prevenção de doenças, assim como aspectos ligados à metodologia de treino físico e psicológico dos árbitros de futebol.

Doutorado em Ciências do Desporto, pela Universidade de Beira Interior, José Net, professor da Universidade do Porto, possui o nível IV de treinadores de futebol UEFA-PRO e desde1998 realiza o curso de formadores e instrutores da UEFAA.

MJB/JMV

Inforpress/fim