Ministério da Educação lança plataforma ‘online’ para simplificar e facilitar processos do pessoal docente e não docente

Cidade da Praia, 01 Ago (Inforpress) – O Ministério da Educação lançou hoje uma plataforma ‘online’ que irá simplificar e facilitar os processos do pessoal docente e não docente bem como atender, de forma célere e atempada, as inúmeras demandas existentes no sector.

Segundo o director-geral do Planeamento, Orçamento e Gestão, José Marques, o ministério coloca à disposição dos professores e funcionários, através do portal https://rhme.gov.cv/index.php, 14 serviços, medida que se enquadra na política de modernização de gestão do sector.

Nomeação definitiva, declaração de tempo, ausência do serviço, licença sem vencimento, permuta entre professores, reclassificação, reintegração, transferência e aposentação, são alguns dos serviços disponibilizados no Sistema de Gestão de Actos Administrativos em Recursos Humanos (SGAARH-ME), ao qual tem acesso todas as Delegações da Educação.

José Marques explicou que o sistema visa a desmaterialização e simplificação dos processos, controlar a produção e circulação da informação, bem como a reorganização e distribuição das actividades, recorrendo a utilização das ferramentas tecnologias.

A primeira fase do projecto decorreu durante o mês de Junho, onde as delegações introduziram informações e dados referentes as solicitações das transferências dos professores.

“Os resultados alcançados foram satisfatórios sendo que nos permitiu mostrar as valências e as aspectos a corrigir”, explicou o responsável, indicando que este processo envolve delegados, serviços dos recursos humanos, secretarias e pessoal dos serviços central do ministério.

José Marques adiantou que os intervenientes desse processo vão ser capacitados e será criado um manual de funcionamento do sistema que irá dar continuidade aquilo que se tem feito a nível da gestão orçamental das plataformas criadas pelo Governo.

Informou que, paralelamente a este projecto, o Ministério da Educação está a trabalhar para ter o arquivo físico funcional e, posteriormente, pretende disponibiliza-lo em plataforma ‘online’.

AV/CP

Inforpress/Fim