Meteorologia alerta para passagem de depressão tropical com maior incidência nas ilhas de Sotavento

Espargos, 30 Ago (Inforpress) – O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) alertou hoje para a passagem de uma depressão tropical durante a manhã desta sexta-feira em todo o arquipélago, com maior incidência nas ilhas de Sotavento.

O comunicado enviado à Inforpress, aponta que o estado do tempo no arquipélago, durante este dia será condicionado pela passagem duma depressão tropical, com “período crítico” na noite de 31/madrugada e manhã de 01, registando-se ventos fortes, grandes ondas, aguaceiros ou chuva moderada a forte, acompanhada de trovoada.

Trata-se de onda tropical associada a um centro de baixas pressões com geração a sudeste do arquipélago e possível evolução para tempestade tropical.

Segundo a mesma nota, prevêem-se ventos fortes em todas as ilhas, muito intensos com rajadas em Sotavento, forte agitação marítima inicialmente com ondas de Nordeste, rodando para Este e depois Sul, atingindo 4 a 6 metros em todas as ilhas, acima desses valores em sectores críticos a sul do arquipélago.

Segundo as primeiras informações meteorológicas prevê-se chuva em todo o arquipélago, sendo moderada a forte em Sotavento, acompanhada de trovoadas, durante o período crítico.

Perante a situação os serviços de meteorologia recomendam tomada de medidas de precaução e segurança, face à ocorrência de ventos fortes, principalmente nas zonas de maior altitude, forte agitação marítima, com destaque para o litoral sudeste e sul das ilhas do Sal, Boavista, Maio, Santiago, Fogo e Brava, enchentes nas zonas baixas e deslizamento de terra nas encostas.

A equipa de previsão e alertas do INMG actualizará as informações meteorológicas às 12:00 desse mesmo dia, caso se mostre necessário.

SC/CP

Inforpress/Fim