Mega-aula de “tae-bo” e gincanas marcam as comemorações do Dia do Desporto pelo Desenvolvimento e Paz

Cidade da Praia, 06 Abr (Inforpress) – Uma mega-aula de ‘tae-bo’ e gincanas com a participação de centenas de crianças marcaram hoje, na Cidade da Praia, na localidade de Ponta D’Água, as comemorações do Dia do Desporto pelo Desenvolvimento e Paz.

Actividades desportivas semelhantes vão ser igualmente realizadas nas ilhas de Santo Antão, São Vicente, Sal, Boa Vista, Maio e Santiago com os diversos clubes olímpicos recém-criados nos diferentes municípios do país.

Ainda no âmbito do programa de actividades para assinalar a efeméride foi inaugurada também na localidade de Ponta D’Água, a nova sede reabilitada da escola de futebol, Maracanã, que tem aproveitado o desporto como factor para formação educacional e social das crianças do bairro.

A escola de futebol Maracanã, na localidade de Ponta D’Água, foi reabilitada com em parceria com a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), através do Comité Olímpico Cabo-verdiano.

O acto de abertura das celebrações do Dia do Desporto pelo Desenvolvimento e Paz, em Ponta D´Água, foi presidido pela presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes, e contou com a presença do presidente da Federação Cabo-Verdiana de Futebol, Mário Semedo.

O Dia do Desporto pelo Desenvolvimento e Paz foi instituído pelas Nações Unidas durante a assembleia-geral da organização em 2013, com a ajuda do Comité Olímpico Internacional, visando mostrar o poder do desporto como factor de desenvolvimento e de entendimento mútuo das sociedades.

Este dia é assinalado pela demonstração de um cartão branco que simboliza a paz, o poder de isenção do desporto e o desenvolvimento, denominado “white card”.

Esta comemoração é assinalada pela organização internacional “Peace and Sport” que coordena actividades em todo o mundo e promovem valores como a inclusão, o género, paz, entre outros.

JL/CP

Inforpress/Fim