ME realiza formação “WebLab em Robótica” para estimular nos alunos o gosto pelas tecnologias e combater exclusão digital

Cidade da Praia, 02 Ago (Inforpress) – O Ministério da Educação (ME) tem em curso uma formação “Hitech Summer – WebLab em Robótica”, que visa estimular nos alunos o gosto pelas tecnologias e combater a exclusão digital nas escolas do país.

A informação foi dada pela coordenadora do projecto, Alana Monteiro, indicando que a formação, levada a cabo através da Direcção Nacional da Educação, é destinada aos alunos do 7º ao 12º ano de escolaridade que se encontram em período de férias escolares.

“É uma formação com uma metodologia bastante activa, centrada no aluno em que o mesmo aprende a fazer, a construir o seu próprio robot e visa aproximar os alunos da área de programação a desenvolver o raciocínio lógico de programação e proporcionar-lhes uma féria produtiva e pedagógica”, disse.

As aulas decorrem nos 44 laboratórios ‘weblab’ existentes nas escolas secundárias do país e estão divididas em dois períodos, com duração de uma hora e meia.

Alana Monteiro avançou que até a presente data estão inscritos 1.072 alunos, sublinhando, entretanto, que este número pode aumentar, isto porque, conforme disse, tem escolas que ainda estão a receber novas inscrições.

“Durante a formação, o monitor estará presente para disponibilizar alguns conteúdos aos alunos que passam pela parte de programação e depois da parte de montagem do robot, que depois irá executar as tarefas desenhadas pelo aluno”, explicou.

A coordenadora do projecto apela a um maior envolvimento da comunidade educativa na mudança de paradigmas de ensino e utilização das novas tecnologias como um recurso pedagógico.

Os alunos, no final da formação, que decorre até 13 de Agosto, receberão um certificado de participação.

CM/CP

Inforpress/Fim