MCIC presente na abertura do Festival de Stória: Aqu’Alva Stória – III Encontro de Narração Oral da Lusofonia em Portugal

Cidade da Praia, 06 Abr (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, participa hoje na abertura do Festival de Stória: Aqu’Alva Stória – III Encontro de Narração Oral da Lusofonia, que decorre até domingo, na cidade de Agualva-Cacém e Sintra, Portugal.

Organizado pela Associação de Dinamização Ambiental, Sócial e Cultural, o festival, segundo um comunicado de imprensa, acontece de 06 até 15 de Abril nesta cidade portuguesa, mas o governante participa no evento de hoje até domingo, 08.

De acordo com a nota, o festival conta com o financiamento do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) na lógica da promoção cultural na diáspora através da literatura, do teatro, da tradição oral, da música e do património imaterial.

O certame deverá contar também com a presença do músico, compositor, actor e professor, Gil Moreira, a convite do MCIC.

Abraão Vicente, juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, do Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, e representantes de outras autarquias, presidem logo mais a cerimónia de abertura deste festival, no Museu de Artes de Sintra.

Enquanto isso, o actor Gil Moreira marcará presença na conferência “Stória…stória”, juntamente com a actriz portuguesa Ana Sofia Paiva

No sábado, o governante vai estar presente na conferência “Cultura cabo-verdiana – sonhos e desafios e no domingo, 08, Gil Moreira fará parte da conferência “Cimboa – Instrumento Etno-Cultural de Cabo Verde”.

Durante o festival, refere o comunicado, haverá ainda momentos culturais, com inauguração da exposição “Morna – Alma do povo cabo-verdiano, Património Cultural”, conferência “O Fado e a Morna – Almas de dois povos irmãos”.

AM

Inforpress/Fim