sarıyer haberleri">

Mau ano agrícola: Governo reforça linha crédito de emergência com mais 50 mil contos

 

Cidade da Praia, 12 Jan (Inforpress) – O Governo decidiu na quinta-feira, 11, em Conselho de Ministros, reforçar com mais 50 mil contos a linha de crédito de emergência criada, em Novembro, no quadro do programa para fazer face ao mau ano agrícola.

Em conferência de imprensa,  hoje,  para o balanço da reunião, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, disse que passado dois meses da criação dessa linha de crédito, com os iniciais 50 mil contos, a mesma mostrou-se insuficiente tendo em conta o nível de demanda.

“O Governo está a reforçar com mais 50 mil contos, dentro dos 100 mil contos que tem no orçamento de Estado, independente dos valores já mobilizados pelo Estado de Cabo Verde que ascendem a oito milhões de euros”, disse.

Fernando Elísio Freire salientou que com o reforço dessa linha de crédito, essencialmente destinada à agricultura e pecuária, o executivo quer chegar a um maior número possível de agricultores e criadores de gado.

Dos 50 mil contos iniciais colocados à disposição das instituições das micro-finanas, cerca de 47 mil contos já foram concedidos, o que demonstra, segundo o ministro, que esse programa está a ter os seus efeitos junto do seu público alvo.

Fernando Elísio Freire afirmou que o programa de mitigação do mau ano agrícola está a decorrer dentro do planeado com níveis muito bom de execução, sendo que do total da verba destinada ao plano (mais de 800 mil contos) cerca de 204 mil contos já foram investidos.

“Neste momento, já se criaram cerca de1.480 postos de trabalho, sem contar com os 588 postos de trabalho no concelho de São Miguel. Portanto, no global, são quase 2.000 postos de trabalho criados”, precisou, indicado que esse quadro não engloba ainda dados de muitas regiões.

Durante a reunião, o executivo aprovou também uma resolução que autoriza a sociedade ‘Mangue Empreendimentos’ a utilizar um trato de terreno de 2.649 metros quadrados, na orla marítima, no Tarrafal de Santiago, para a construção de um hotel de quatro estrelas e composto por 75 quartos.

Trata-se, segundo Fernando Elísio Freire, de um investimento nacional de 501 mil contos e que vai permitir a criação 37 postos de trabalho e dinamizar a economia no local.

“Tarrafal de Santiago, como sabem , é uma região com grande potencial turístico e a nível da pesca, mas que a nível do turismo está a precisar de melhorar a sua oferta e o Governo está a criar as condições para que o sector privado possa investir numa área essencial do desenvolvimento de Cabo Verde , que é o turismo”, sublinhou.

Também,  o Governo decidiu dar um aval à empresa pública de Comunicação Social, a Rádio Televisão Cabo-verdiana (RTC), para a construção do seu edifício de raiz em São Vicente, dentro do quadro da modernização que se quer implementar no sector da comunicação social pública.

MJB/JMV

Inforpress/fim

%d bloggers like this:
Modüler Bölme Duvar Açık ofis bölme sistemleri Ofis Bölme Sistemleri Jaluzili cam bölme Cam bölme duvar Jaluzili bölme duvar Çocuk odası Diş polikliniği dekorasyonu Ofis dekorasyonu Hastane dekorasyon Ev dekorasyonu Sivas prefabrik Mutfak dekorasyonu Ofis dekorasyonu İç mimari dekorasyon