Maio: ICIEG partilha com os alunos da Escola Secundária Horace Silver os requisitos para participação no concurso Contos Igualdade de Género

Porto Inglês, 10 Mai (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) apresentou, esta quarta-feira, aos alunos da Escola Secundária Horace Silver os requisitos necessários para participarem no concurso Contos Igualdade de Género.

Segundo a presidente do ICIEG, Rosana Almeida, este projecto visa mudar o comportamento social em relação ao género e para tal, a melhor forma de atingir este objectivo passa por começar a sensibilizar as crianças, adolescentes e a juventude cabo-verdiana.

Conforme adiantou aquela responsável, este projecto, que está sendo implementado em parceria com a Embaixada da União Europeia em Cabo Verde, vai ser apresentado em todas as escolas secundárias do País, em que os alunos vão poder desenvolver a escrita criativa escrevendo um conto.

“Acreditamos que é com eles que vamos empoderar a sociedade cabo-verdiana nos próximos anos. Viemos ao Maio na nossa estratégia de descentralização que tem missão clara de executar e colher frutos, avaliar e seguir os resultados”, frisou.

A presidente do ICIEG avançou ainda que este conto vai conter dez páginas com até 5 mil palavras escritas pelos alunos e devem ser entregues até Junho, altura em que vai ser avaliado por um grupo de três especialistas da área para em Julho ser divulgado o resultado.

“Acreditamos que, se atingirmos os estudantes podemos ter, a curto prazo, uma sociedade mais engajada e pro-igualdade de género”, notou.

Rosana Almeida avançou por outro lado que, os três contos vencedores vão ser divulgados na página da rede social na internet, bem como em formato papel, que vai ser financiado pela madrinha do projecto, a embaixadora da União Europeia Sofia Moreira de Sousa.

A mesma fonte disse ainda que houve total engajamento por parte das autoridades locais, pelo que agora é esperar para ver o resultado, acrescentando “quem sabe o vencedor sai daqui”.

WN/ZS

Inforpress/Fim