Inicio Cultura Maio: Cordas ao Sul é a novidade cultural deste ano para as...

Maio: Cordas ao Sul é a novidade cultural deste ano para as festas do município – Edilidade

Porto Inglês, 31 Ago (Inforpress) – A realização do “Cordas ao Sul” é a novidade cultural deste ano para as festas do Município do Maio, além do habitual festival de música da praia de Beach Rotcha que vai contar com presença de vários artistas.

Segundo o vereador da Cultura da Câmara Municipal do Maio, Queita Santos, tudo está a postos para o arranque das actividades culturais que, conforme avançou, iniciaram com a primeira sessão do concurso “Voz de Djarmai”, no dia 25, e a segunda sessão está marcada para este sábado, 01 de Setembro. A final está aprazada para o dia 06 do mesmo mês.

“A novidade tem muito a ver com o facto de estarmos a comemorar o centenário do feriado municipal que é o dia de Nossa Senhora da Luz, Santa padroeira local, e nada mais importante como a área cultural para valorizar esta data. Neste particular, vamos ter, no dia 05, a primeira edição do Cordas ao Sul em que vamos contar com a presença do nosso artista maiense Tibau Tavares e também de Nancy Vieira”, revelou.

De acordo com a mesma fonte, este evento é a uma iniciativa da edilidade maiense, que visa valorizar e dar mais atenção à música tradicional e aos artistas que pautam por este género tradicional e ao mesmo tempo proporcionar aos maienses e todos aqueles que visitam a ilha por esta altura um momento para “apreciar” o que de melhor se produz neste aspecto.

Relativamente ao festival da praia de Beach Rotcha, Queita Santos disse que o cartaz do evento está programado para agradar tanto à nova geração com artistas do momento, como também para a geração mais antiga e, neste particular, avançou que o certame vai contar com a presença dos Bulimundo.

O referido evento está orçado em cerca de 6 mil contos e os festivaleiros terão que contribuir com um montante à semelhança do que vem sendo praticado nos últimos anos.

Ainda na parte cultural, a ilha vai receber a primeira feira do livro que vai ser realizada em parceria com a Livraria Pedro Cardoso, de 03 a 07 de Setembro, uma forma, na opinião do vereador da Cultura, de promover o hábito de leitura na ilha.

“Enquadrada neste evento, vamos ter a apresentação da reedição do livro de Adalberto Silva e uma conversa aberta com este escritor, bem como com o escritor e autor João Pereira sobre o tema: grogue não é amigo do homem”, precisou.

Na parte desportiva, o enfoque vai ser a realização do torneio de futsal, que já arrancou e no qual estão a participar equipas de várias localidades, bem como realizações de torneio de andebol e torneio de ténis de mesa, atletismo e ciclismo.

Está a decorrer também o torneio de futebol de iniciados, em que estão a participar escolas das diversas localidades, vila e da cidade do Porto Inglês, cuja final está marcada para este sábado.

Ainda enquadrado nas festas do município, a edilidade está a apoiar a realização do concurso miss Maio, que conta com a chancela do grupo privado “Djarmai Eventos”, e está previsto para o dia 05 de Setembro.

No dia 08, pelas 11:00, acontece a Solene Eucaristia de acção de graças pelo Município.

WN/ZS

Inforpress/Fim