Maio: Cinco grupos carnavalescos vão animar a Avenida Amílcar Cabral na terça-feira com muita cor e folia – edilidade

 

Porto Inglês, 12 Fev (Inforpress) – A ilha do Maio, apesar de não contar este ano com o concurso e desfile de grupos oficiais, vai poder desfrutar, na terça-feira, da magia e folia do Carnaval, com a participação de cinco grupos de animação.

De acordo com vereador da Cultura, Queita Santos, o grande destaque deste ano vai para os grupos de animação que vão desfilar pelas principais ruas da cidade, trazendo a “magia e folia” do Carnaval  que a autarquia espera vir a a ser uma festa “contagiante”.

Aguarda-se a presença nesta terça-feira, 13 , na Avenida Amílcar Cabral, a presença dos grupos de animação da vila do Barreiro, da localidade de Morro e as crianças dos pólos IV , que abarcam as localidades de Figueiras, Ribeira Dom João e da vila do Barreiro.

Segundo a edilidade maiense, os apoios foram canalizados a todos os grupos de animação das diversas localidades da ilha que se prontificaram a trazer alegria e cor às ruas do Porto Inglês.

Os apoios monetários canalizados para os grupos organizados variam, de acordo com a autarquia, entre os 12 e os a 30 mil escudos.

O vereador clarificou que, para este ano, o orçamento ronda os 300 mil escudos, incluindo o apoio que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas pôs à disposição, no valor de 200 contos.

Quanto ao concurso, Queita Santos informou que os grupos oficiais não se disponibilizaram para concorrer, alegando, de entre outros motivos, a falta de tempo para se organizarem.

Lembrou, no entanto, que havia um compromisso assumido com os grupos desde o ano passado, no sentido de se evoluir do modelo de animação para concurso neste ano, mas não houve manifestações nesse sentido por parte dos carnavalescos.

Os desfiles tiveram início no sábado, dia 10, com os alunos dos pólos N.º I, II e III.

WN/JMV

Inforpress/Fim