sarıyer haberleri">

Líder do PAICV pede reforço da fiscalização para que se garanta concorrência leal nos serviços de táxis

 

Cidade da Praia, 06 Dez (Inforpress) – A presidente do Partido Africano de Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição), pediu hoje um reforço da fiscalização para que haja uma concorrência leal, porque existem mais de 400 táxis clandestinos na Cidade da Praia.

Janira Hopffer Almada, fez este apelo em declarações à imprensa, depois do encontro que manteve com o presidente da Associação dos Proprietários de Táxis da Cidade da Praia, João Antunes, no âmbito das auscultações que o PAICV tem feito em relação às medidas do Orçamento de Estado para 2018.

Segundo a líder do maior partido da oposição, na Cidade da Praia existem mais de 600 táxis que beneficiam directamente ou indirectamente a mais de 20 mil pessoas, mas a classe tem reivindicado ao longo dos tempos, a melhoria das condições de financiamento para renovação da frota, a segurança e cobro no aumento da concorrência desleal.

“Na Praia, neste momento existem mais de 400 táxis clandestinos, portanto é preciso o reforço da fiscalização para que se garanta uma concorrência leal e é preciso que também a questão da segurança seja vista de uma forma mais séria, porque não podemos estar, permanentemente, a ouvir discursos de que há mais segurança e, no entanto, os cidadãos não sentem isso”, disse.

Outra questão que não tem sido melhorada e nem resolvida, segundo Janira Hoppfer Almada, tem a ver com o pagamento do imposto, porquanto, o Governo prometeu taxa zero para algumas tipologias de empresas e de prestação de serviço, mas pelo que lhe foi transmitida pelo representante dos taxistas, “continuam a pagar os impostos normalmente”.

Uma preocupação que aflige também a presidente do PAICV é o recenseamento geral dos táxis, que a Câmara da Praia vai efectuar durante 75 dias, com o objectivo de “identificar as situações de irregularidade nos serviços de táxis e proceder à sua regularização.

A líder do PAICV defende que os taxistas devem fazer uma prestação de serviço respeitando todas as leis, mas pede bom senso às autoridades no sentido de se garantir o período transitório para proteger as famílias e os prestadores de serviço.

“Qualquer medida que tenha impacto negativo tem que ser ponderada e, sobretudo, tem que ser tomada com razoabilidade, procurando sempre melhorar a prestação de serviço, mas sem pôr em causa os postos de trabalho, os rendimentos das famílias e a prestação do serviço pela própria classe”, enfatizou.

Outra preocupação, apontou, tem a ver com a previsão de isenção na importação de veículos para táxis, uma vez que os taxistas dizem que não estão a sentir o impacto desta medida.

Diante disto, Janira Hoppfer Almada pede ao Governo que explique qual é o impacto concreto que as medidas que anunciou desde o Orçamento de Estado para 2016 tiveram na vida dos taxistas.

“As medidas só serão importantes se são sentidas por quem de direito, senão é preciso repensa-la ou melhora-la para que quem tenha esse direito sinta que está a beneficiar de uma isenção, porque isenção só para ficar no papel – aliás como várias medidas que o Governo tem anunciado -, não interessa aos cabo-verdianos”, sublinhou.

No final do encontro o presidente da Associação dos Proprietários de Táxis da Cidade da Praia, João Antunes, disse que saiu com as esperanças renovadas de que a líder do PAICV vai levar as suas vozes onde terá mais impacto.

Segundo ele, a questão da concorrência desleal deixa os taxistas com medo de fazer empréstimo junto a banca para a renovação e aquisição de novas frotas, “porque o mercado não está propício para se aventurarem nesse sentido”.

João Antunes manifestou também à líder do PAICV, o desejo de terem um dia nacional dos taxistas e que se efective em Cabo Verde a Federação Nacional dos Táxis.

AM/FP

Inforpress/Fim

 

%d bloggers like this:
Modüler Bölme Duvar Açık ofis bölme sistemleri Ofis Bölme Sistemleri Jaluzili cam bölme Cam bölme duvar Jaluzili bölme duvar Çocuk odası Diş polikliniği dekorasyonu Ofis dekorasyonu Hastane dekorasyon Ev dekorasyonu Sivas prefabrik Mutfak dekorasyonu Ofis dekorasyonu İç mimari dekorasyon