Kuny Mendes estreia exposição fotográfica “Róstus Y Identidade” esta quarta-feira no Platô

Cidade da Praia, 03 Jul. (Inforpress) – O fotógrafo Kuny Mendes inaugura esta quarta-feira no Palácio Ildo Lobo (Platô) a exposição fotográfica “Róstus Y Identidade”, uma homenagem às gentes do interior da ilha de Santiago e “uma singela homenagem ao Cabo Verde independente”.

Com a duração de 30 dias, “Róstus Y Identidade”, é para este criador a demostração “das vivências e as lides do dia-a-dia de um povo resiliente”, retratado em 30 quadros, exclusivos a preto e branco, da dimensão de 1,20 metros x 90 centímetros.

À Inforpress, Kuny Mendes avançou que a sua mais recente exposição retrata a paisagem humana focada na vivência do dia-a-dia dos povos rurais do interior de Santiago, cujas imagens foram captadas de 2015 a 2018 nos concelhos de Santa Catarina (Santiago), Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos.

Mendes especificou que fez questão de trabalhar as fotos a preto e branco, por entender ser a cor que melhor simboliza a essência do trabalho, porquanto potencializa a visão, ao mesmo tempo que “resgata um outro olhar neste mundo invadido pelas cores”.

Revela que nesta exposição priorizou a visão característica da população rural do interior, com vista a enaltecer a forma como superam as dificuldades sem perder a sua identidade, num mundo globalizado, por entender ser esta a altura ideal para se juntar às actividades comemorativas do 43º aniversário da independência nacional que se assinala a 5 de Julho.

“Róstus Y Identidade” vai ser a terceira exposição fotográfica desde artistas que aposta no campo fotográfico, seguida de “Djentis di Santa Catarina” realizado em 2016 no “Museu Norberto Tavares” na cidade de Assomada e da “I Infância”, organizada em 2017 nos Paços do Concelho da Praia.

SR/ZS

Inforpress/Fim