Juventude constitui o presente e o futuro da sociedade e da igreja – cardeal Dom Arlindo

Cidade da Praia, 01 Abr (Inforpress) – O cardeal Dom Arlindo Furtado defendeu hoje que a juventude é o presente e futuro da sociedade e da Igreja, cabendo a ela ser protagonista da construção de uma vida que dignifique mais a realidade humana.

A ideia foi defendida em declarações à imprensa, na Cidade Velha, à margem de uma “Conversa aberta com o cardeal Arlindo Furtado”, enquadrada no V Fórum Diocesana da Juventude, que decorre desde o dia 27 de Março na Paróquia de Santíssimo Nome de Jesus, na Ribeira Grande de Santiago.

“A juventude constitui o presente e o futuro da sociedade e da igreja, porque quando ela está unida à volta daquele que é o mais importante, Jesus Cristo, é capaz de construir um mundo novo e uma sociedade muito diferente”, realçou, onde as pessoas possam sentir-se “razoavelmente felizes”, concretizou.

Dom Arlindo Furtado admitiu que existem “coisas negativas” protagonizadas pelos jovens, estando ciente de que é, sobretudo, por uma “minoria”, já que a “grande massa da juventude é sã, boa e comprometida”, mas que é preciso que esse compromisso se destaque ainda mais na sociedade para neutralizar, progressivamente, as coisas más que acontecem, protagonizadas tanto por adultos como por jovens.

“Conto com a juventude, dou todo o apoio possível que estiver ao meu alcance para que saem da casa, da colmeia, para a rua, para a sociedade, para a igreja e para o público para serem protagonista desta sociedade que queremos diferente daquilo que já é”, frisou o Cardeal Dom Arlindo Furtado.

Para o coordenador do Secretariado Diocesano da Juventude, Bernardino Gonçalves, a presença do bispo no evento representa amizade do representante da Igreja Católica para com os jovens, assim como os encoraja no caminho que devem seguir, enquanto pessoa “idónea, sabia e experiente”.

O Fórum Diocesano da Juventude que enquadra-se na Semana Diocesana da Juventude, que está a ser vivida em todas as paróquias de diocese desde o dia 27 de Março, até 02 de Abril, conta com mais de duas centenas de jovens de todas as 24 paróquias das quatro ilhas que constituem a Diocese de Santiago, ou seja, Brava, Fogo, Santiago e Maio.

Sob o lema “Eu vim para que todos tenham vida em abundância”, o V Fórum Diocesana da Juventude é iniciativa do Secretariado Diocesano da Juventude da Diocese de Santiago, e centraliza no tema “O Todo-Poderoso fez em mim maravilho”, escolhido pelo Papa Francisco.

Momentos de capacitação/formação, dia na comunidade, partilha e troca de experiência, oração, reflexão e evangelização porta-a-porta constituem algumas das acções deste fórum que ainda abarca oficinas temáticas para recolha de subsídio para campanha diocesana pela vida.

DR/AA

Inforpress/Fim