JpD promove debate que visa colmatar défice de espaço para troca de ideias entre os jovens cabo-verdianos

Cidade da Praia, 06 Jul (Inforpress) – A Juventude para a Democracia (JpD) vai iniciar na próxima quinta-feira, 12, um conjunto de debate que visa colmatar o défice de espaço para troca de ideias entre os jovens cabo-verdianos.

Em declarações hoje à Inforpress, o presidente da JpD, Euclides Silva, disse que esta primeira edição da rubrica denominada “Conversas à Verde”, vai acontecer na Cidade da Praia, com o tema “Empreendedorismo: oportunidade ou necessidade?”, mas o objectivo é realizar a mesma, mensalmente, em vários concelhos do país e de forma rotativa.

“A ideia da realização da conversa surge depois de termos constatado que há um défice de espaço para troca de ideias entre os jovens cabo-verdianos, por isso, para superar esta lacuna criamos esta rúbrica, para que os jovens possam livremente expressar as suas ideias que depois faremos chegar às autoridades”, esclareceu.

De acordo com o líder da JpD, trata-se de um espaço informal de debates e trocas de ideias entre os jovens de diferentes quadrantes, sobre temas que marcam a actualidade política nacional e internacional, sendo que esta primeira edição vai ter como facilitadores, o empreendedor Zeca Barros e o académico Gilson de Pina.

A escolha do tema para o dia 12 de Julho, conforme Euclides Silva, baseou-se no facto de que o empreendedorismo ser um tema actual e muito falado em Cabo Verde, não obstante haver ainda poucos empreendedores no mercado.

“Pretendemos ouvir a opinião dos jovens nesta matéria e ver a possibilidade de apresentarmos propostas ao Governo”, disse, notando que a próxima edição do mês de Agosto deve ser, também, na Cidade da Praia e com a participação do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, como forma de assinalar o Dia Internacional da Juventude, celebrado a 12 de Agosto.

DR/CP

Inforpress/Fim