Jovens terminam curso de Verão sobre assuntos eleitorais na cidade da Praia

Cidade da Praia, 21 Jul (Inforpress) – Cerca de trinta jovens terminaram hoje, na cidade da Praia, um curso Verão sobre Assuntos Eleitorais promovido pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) e pelo Instituto Superior de Ciências Económicas Empresariais (ISCEE).

Em declarações à Inforpress, José Lopes da Graça, que ministrou dois módulos, um sobre o Estado de Direito Democrático e Cidadania e outro sobre Ética e Deontologia Eleitoral, disse que “tudo decorreu muito bem”.

Este interlocutor afirmou que houve muita participação dos formandos.

“Realmente, a sensação que tenho é que apreenderam muitos dos conceitos que nós ministramos aqui nessa formação”, completou.

José Lopes da Graça disse ainda acreditar que os formandos saem com a sua cidadania reforçada porque passam a conhecer conceitos e valores, bem como maneiras de estar e de viver.

“A cidadania é cada vez melhor transmitida quanto melhor formado e estiver o cidadão e eles, com esses conhecimentos, vão ter mais consciência da sua cidadania e vão exerce-la de forma mais activa e consciente na sociedade. Serão uma espécie de multiplicadores em relação aos seus amigos e familiares que vão também beneficiar destes conhecimentos”, acrescentou.

Por seu turno, o formando Vasco Spínola classificou a formação de “muito importante”, porque tanto ele como os seus colegas conseguiram ter conhecimento das principais normas do código eleitoral cabo-verdiano.

“Foi importante porque permite-nos actuar, nas alturas de eleições, com certa eficácia perante os vários conflitos que podem surgir”, ajuntou Vasco Spínola, para quem formações do tipo ajudam as pessoas a exercerem o seu direito de cidadania.

GSF/AA

Inforpress/Fim