sarıyer haberleri">

Jornadas de Língua Portuguesa focam na produção de materiais didáticos para ensino e aprendizagem de português

 

Cidade da Praia, 13 Nov (Inforpress) – As III Jornadas de Língua Portuguesa – Investigação e Ensino na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) vão focar na produção de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem do português como língua segunda.

As jornadas que hoje arrancaram na Cidade da Praia e que prosseguem até 15 de Novembro, é uma iniciativa da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, uma unidade de investigação criada pela Uni-CV e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Em declarações à imprensa a propósito deste evento, a directora da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, Amália Lopes, declarou que o encontro pretende “vitalizar” um espaço de partilha e de divulgação de trabalhos de investigação produzidos na área do ensino e da aprendizagem da língua portuguesa.

“O eixo temático central das III Jornadas é a produção de materiais didáticos para o ensino e a aprendizagem de português como língua segunda”, explicou a responsável, indicando que o público fundamental das jornadas são os professores da língua portuguesa do ensino básico e do secundário.

Amália Lopes frisou, também, que as jornadas de três dias que pretendem fazer um diálogo científico e formação contínua dos professores de língua portuguesa, visa desenvolver uma cultura de investigação em torno do ensino e da aprendizagem da língua portuguesa como língua segunda em Cabo Verde.

A promoção da investigação sobre o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa e das literaturas em língua portuguesa, a divulgação das boas práticas de ensino da língua, da linguística e da literatura, com resultados concretos no desenvolvimento das competências de literacia e a apresentação dos trabalhos sobre a utilização das tecnologias aplicadas ao desenvolvimento das literacias em língua portuguesa, fazem parte dos propósitos do evento.

As III Jornadas de Língua Portuguesa – Investigação e Ensino na Uni-CV têm como conferencistas, para além de Amália Lopes, a Adelina Moura, Elvira Reis, Isabel Alçada, Luísa Inocêncio, Mariana Faria e Nelson Viana.

Os temas a serem abordados durante o encontro são, “Plano Nacional de Leitura”, “Tecnologias móveis para o ensino e a aprendizagem de português como língua segunda”, “A leitura na era digital”, “Aprender a língua portuguesa com o moodle”, “materiais didáticos e aprendizagem literária”, “Fundamentos teórico-metodológicos de avaliação de competência linguístico-comunicativa”

“Princípios e(m) práticas para avaliar competência linguístico-comunicativa” e “Produção de materiais para o ensino bilingue” são também os temas que vão ser abordados nas III Jornadas de Língua Portuguesa.

A iniciativa da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa é financiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e tem o apoio da Direcção Nacional de Educação do Ministério da Educação, da Embaixada do Brasil em Cabo Verde e do Leitorado Brasileiro em Cabo Verde.

DR/FP

Inforpress/Fim

%d bloggers like this:
Modüler Bölme Duvar Açık ofis bölme sistemleri Ofis Bölme Sistemleri Jaluzili cam bölme Cam bölme duvar Jaluzili bölme duvar Çocuk odası Diş polikliniği dekorasyonu Ofis dekorasyonu Hastane dekorasyon Ev dekorasyonu Sivas prefabrik Mutfak dekorasyonu Ofis dekorasyonu İç mimari dekorasyon