Janine Lélis representa Cabo Verde na cerimónia de encerramento do II Compacto MCA – Cabo Verde em Boston (EUA)

Cidade da Praia, 08 Jan (Inforpress) – A ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, viaja hoje, para os Estados Unidos da América, onde vai representar Cabo Verde, no dia 11, na cerimónia de encerramento do II Compacto do MCA – CV, a acontecer em Boston.

O II Compacto MCA – Cabo Verde foi concluído a 30 de Novembro de 2017, tendo trazido “ganhos importantes” para o país em especial pelo factor reformador a nível da regulação, da legislação, do reforço institucional, tendo sido ainda um factor potenciador do crescimento económico e no combate à pobreza.

No mesmo dia, Janine Lélis tem também na agenda uma deslocação a Washington DC, onde vai assinar o Memorando de Cooperação sobre “Criminal History Information Sharing” entre o Departamento Americano da Segurança Interna e a Polícia Judiciária de Cabo Verde.

A assinatura deste memorando, segundo nota do Governo, constitui um dos pontos altos desta visita, uma vez que marca um momento “especial” em matéria de prevenção, segurança e investigação criminal.

Ainda em Washington DC, Janine Lélis, terá ainda encontros de trabalho com os Departamentos Americanos da Justiça e do Trabalho e uma reunião com a National Democratic Institute (Instituto Nacional de Democracia).

Voltando à Boston, a ministra vai ainda presidir às comemorações do dia 13 de Janeiro, Dia da Liberdade e da Democracia, junto da comunidade cabo-verdiana.

O regresso a Cabo Verde está agendado para o dia 14 de Janeiro.

OM/ZS

Inforpress/Fim