IV edição da Gala “Somos Cabo Verde – Os Melhores do Ano” acontece em Julho e apresenta novidades nas categorias

 

Cidade da Praia, 06 Fev (Inforpress) – A IV edição da Gala “Somos Cabo Verde – Os Melhores do Ano” está aprazada para 06 de Julho e uma das novidades do certame é que o Prémio Diáspora passa a ser decidido por votação do público, anunciou hoje a organização.

Num comunicado enviado à Inforpress, a organização desta gala, a Artemedia Zwela, anunciou que este evento que acontece por ocasião das comemorações do aniversário da independência de Cabo Verde, vai voltar a reconhecer figuras nacionais em diversas áreas, que diariamente contribuem para o desenvolvimento do país, seja no território nacional ou na Diáspora.

Uma das novidades anunciada pela organização é que a aategoria Diáspora, para além de premiar emigrantes nos Estados Unidos da América, França e Portugal passa a contar com mais dois países, designadamente, Holanda e Luxemburgo.

Cada país contará agora com três elementos de jurados, que vão seleccionar dois pré-nomeados para cada país, o que faz com que a categoria Diáspora fique com 8 pré-nomeados.

Na fase seguinte, os 12 jurados seleccionam os quatro nomeados finalistas, pelo processo habitual de votação, cujo vencedor ou vencedora será conhecido na Gala de 06 de Julho.

Outra grande novidade para a edição deste ano, segundo o mesmo comunicado, é que o prémio Diáspora também passa a ser decidido por votação do público, através de SMS, chamadas telefónicas ou voto online, assim como as categorias Homem, Mulher do Ano e Música.

Assim como acontece com o prémio Inovação e Empreendedorismo, as categorias Solidariedade e Voluntariado deixam de ser por selecção do Júri, e passam a ser através do envio de candidaturas.

Deste modo, após a recepção de todas as candidaturas, o júri seleciona, tendo em conta os critérios do regulamento, os cinco pré-nomeados.

De acordo com a organização, neste momento já estão a reunir os elementos dos jurados que vão compor a Comissão de Notáveis, e brevemente as candidaturas para os prémios Inovação e Empreendedorismo, assim como Solidariedade e Voluntariado serão abertas.

De acordo com a mesma fonte, o elenco dos jurados será conhecido no início de Março.

A IV edição conta com as já habituais categorias: Solidariedade, Voluntariado, Moda, Diáspora, Cultura, Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, Desporto, Televisão, Rádio, Imprensa, Homem e Mulher do Ano.

O Prémio “Mérito e Excelência”, que distingue uma personalidade ou Instituição, com feitos notáveis e que ao longo da sua carreira deram um valioso contributo a Cabo Verde e o Prémio Responsabilidade Social, que premeia uma Associação na Diáspora pelo seu excelente trabalho na comunidade Cabo-Verdiana, continuam a ser da inteira responsabilidade da organização.

“Queremos continuar a fazer algo (…) que valorize as nossas gentes, tradições e costumes, que enalteça as nossas 11 ilhas, que exalte o nosso amor por este nosso Cabo Verde. Este é o espírito do Somos Cabo Verde, a união, e assim o continuará a ser”, revela a organização.

AM/FP

Inforpress/Fim