ISCJS analisa e discute os contornos do Acordo de Cooperação Cambial entre escudo cabo-verdiano e euro

Cidade da Praia, 23 Mai (Inforpress) – O Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (ISCJS) vai analisar e discutir, em conferência internacional de dois dias, na Praia, os contornos do Acordo de Cooperação Cambial (ACC) entre o escudo cabo-verdiano e o euro.

O I Congresso Internacional de Economia Cabo-verdiana, sob o tema “20 anos de Acordo de Cooperação Cambial (1998-2018)”, que arranca esta quarta-feira, 23 de Maio, é promovido através da coordenação da licenciatura em Economia e Ciências Empresarias e o Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Sociais (CEJES) do ISCJS, no ano em que o acordo completa 20 anos.

Em declarações à Inforpress, o coordenador da licenciatura em Economia e Ciências Empresariais, Gilson Pina, considerou que este é o momento para se fazer o balanço e perspectivar o futuro da economia cabo-verdiana.

O encontro traz a Cabo Verde personalidades estrangeiras do mundo da economia, que vão juntar-se aos especialistas nacionais para debater o ACC, que, segundo a organização, trouxe “profundas alterações” na situação macro-económica do país.

“O Acordo de Cooperação Cambial trouxe diversos ganhos para a economia cabo-verdiana, não só a nível da estabilidade macro-económica, mas também na confiança na nossa própria moeda”, afirmou, sem exemplificar, sublinhando, entretanto, que o ACC vai para além da cooperação económica.

O congresso está dividido em três painéis, sendo o primeiro sobre “Acordo de Cooperação Cambial: Génesis, Evolução e Factos”, com a participação de três oradores, sendo Francisco Veiga, da Universidade do Minho, Portugal, Luís Saramago, do Banco de Portugal e Jailson Oliveira, do ISCJS.

O segundo painel vai abordar o tema “Dupla Circulação Monetária: o Espaço do Euro e do Escudo”, também composto por três oradores: António Portugal, da Universidade de Coimbra, Fernando Heitor, do Banco de Portugal e Gualberto do Rosário, da Câmara do Turismo de Cabo Verde.

O terceiro painel, sobre “O Acordo de Cooperação Cambial – para além da cooperação económica”, terá como oradores Júlio Morais, DNAPEX, Helena Paiva, embaixadora de Portugal em Cabo Verde e Sofia Moreira de Sousa, embaixadora da União Europeia em Cabo Verde.

“Os oradores são especialistas em cada área dos temas relacionados com o próprio acordo. Neste momento, pelo facto de termos um Acordo de Cooperação Cambial fixo com o euro, está-se a falar da dupla circulação do euro e também da mobilidade internacional de capital em Cabo Verde”, frisou.

A abertura do evento está marcada para às 09:00 desta quarta-feira, 23, no auditório do ISCJS, e será presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, com a participação da presidente do ISCJS, Yara Miranda.

DR/JMV

Inforpress/Fim