Investimento de 1,1 milhões de contos da Tecnicil-Indústria demonstra “grande capacidade e visão” dos promotores – líder do PAICV

 

Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress) – A líder do grupo parlamentar do PAICV, Janira Hopffer Almada, disse hoje que o investimento de um milhão e 100 mil contos da Tecnicil-Indústria demonstra uma “grande capacidade e visão” dos seus promotores.

“Aqui estão investimentos que posso considerar de extraordinários. Cada vez que um empresário cabo-verdiano investe e tem sucesso deve ser motivo de orgulho para todos nós”, precisou Janira Hopffer Almada, acrescentando que investimentos como o da Tecnicil-Indústria “deve ter não só os benefícios, mas sobretudo os incentivos necessários”.

A presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição) fez estas declarações numa visita que efectuou à unidade fabril da Tecnicil-Indústria, na localidade de Trindade, município da Praia.

O grupo de deputados do PAICV visitou aquela indústria de água e refrigerantes a convite do presidente do conselho de administração (PCA) da Tecnicil Indústria, Alfredo Carvalho.

Janira Hopffer Almada mostrou-se “satisfeita” com o que viu em Trindade, considerando que se está em presença de uma “grande perspectiva de poder fazer com que o mercado local seja abastecido por iniciativas nacionais”.

Segundo ela, esta visita realiza-se num “momento adequado”, uma vez que estão a preparar-se para a discussão da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2018, o que vai permitir aos eleitos nas listas do PAICV “recolher subsídios, propostas e sugestões do sector empresarial”.

“O nosso objectivo é ver que necessidades ainda têm os empresários que têm a coragem de fazer investimentos, ultrapassando constrangimentos e obstáculos para poderem fornecer o nosso mercado”, afirmou a líder do PAICV, que vê “com bons olhos” a comercialização dos produtos da Tecnicil-Indústria no mercado da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) com um potencial de mais de 300 milhões de consumidores.

Na sua perspectiva, o Estado deve ver que necessidades apresentam as empresas do sector industrial, a fim de as apoiar na conquista do mercado da CEDEAO.

“É assim que o país cresce”, concluiu a líder do maior partido da oposição.

Por sua vez, o PCA da Tecnicil Indústria disse à Inforpress que tiveram a iniciativa de convidar os deputados do PAICV a visitar as suas instalações fabris para, de um lado, verem o que se está a fazer em Trindade e, doutro, saberem que há promotores cabo-verdianos que estão a fazer tudo que estiver ao seu alcance, com vista a contribuírem para a criação de condições de desenvolvimento com actores nacionais.

LC/CP

Inforpress/Fim