Instituto da Língua Francesa promove várias actividades para assinalar o Dia Internacional da Francofonia

Cidade da Praia, 15 Mar (Inforpress) – Conversa aberta sobre “A importância da língua francesa no mercado de trabalho cabo-verdiano”, ateliês e concursos são entre outras actividades programadas pelo Instituto da Língua Francesa (ILF) para assinalar o Dia Internacional da Francofonia, que se celebra a 20 de Março.

Em declarações à Inforpress, a directora do ILF, Aline Pradignac adiantou que as actividades acontecem de 03 a 23 deste mês e visa divulgar, promover a língua e culturas francofonas e unir pessoas originárias de países francófonos.

Para hoje, 15, está prevista a realização de uma conversa aberta sobre “A importância da língua francesa no mercado de trabalho cabo-verdiano”.

“A ideia é reunir vários alunos que passaram pela Uni-CV para darem o seu testemunho sobre a importância da língua francesa a nível profissão, mas também sensibilizar os estudantes sobre a importância das línguas, mostrando-lhes que com a globalização há uma necessidade cada vez maior de se dominarem as línguas estrangeiras”, sublinhou.

Adiantou que para no dia 16, acontecem as actividades culturais com estudantes do Club de Francês da Uni-CV, apresentação do livro l’île des femmes, paroles des batukaderas de l’île de Santiago (Cap Vert)” e do filme documentário “L’île des Femmes”, da realizadora, sociolinguista e professora da Universidade de Paris, Cecile Canut.

Segundo Aline Pradignac, a obra retrata a vivência e o dia-a-dia das mulheres batucadeiras da ilha de Santiago.

As actividades iniciaram na semana passada, com a realização da 2ª edição do torneiro de Petanca e do ateliê de dança tradicional francófona.

Entretanto, indicou que este ano foi possível incluir mais escolas secundárias a nível de todo país no concurso “Génies em herbe”, prevista para o dia 17, evento esse que irá testar o conhecimento geral dos alunos sobre a língua e culturas francofonas.

As actividades terminam a 23 de Março com a entrega dos prémios e a apresentação do espectáculo de dança.

A Semana da Francofonia é promovida pelo Instituto da Língua Francesa (ILF) e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), e conta com a parceria da Embaixada da França em Cabo Verde, Organização Internacional da Francofonia (OIF) a embaixada do Luxemburgo, do Senegal e da Associação de Professores de Frances (APROF).

A Organização Internacional da Francofonia (OIF) foi criada em 1970, na França, e tem por missão dar corpo a uma solidariedade activa entre os 80 Estados e Governos que a compõem (57 membros e 23 observadores) ou seja, mais de um terço dos Estados membros das Nações Unidas, totalizando uma população de mais de 890 milhões de pessoas, 274 milhões das quais são francófonas.

A OIF implementa acções políticas e de cooperação multilateral em proveito de populações francófonas, e a sua actuação está submetida ao respeito pela diversidade cultural e linguística ao serviço da promoção da língua francesa, da paz e do desenvolvimento durável.

AV/FP

Inforpress/Fim