INE promove palestra para assinalar o Dia Africano de Estatística

Cidade da Praia, 16 Nov (Inforpress) – O  Instituto Nacional de Estatística (INE)  promove nesta sexta uma palestra  para apresentar produtos e resultados estatísticos, mormente os resultados das Estatísticas da Governança, Paz e Segurança 2016,para assinalar o Dia Africano de Estatística.

Sob o lema “Estatísticas Oficiais de Alta Qualidade para Garantir a Transparência, a Boa Governação e o Desenvolvimento Inclusivo”, o continente africano celebra domingo, 18,  a efeméride.

Em Cabo Verde, para a efeméride,  que este ano tem como foco a transparência e a boa governação para um desenvolvimento inclusivo, foram convidados representantes os Órgãos do INE, parceiros de cooperação, estudantes, entre outras individualidades, para uma abordagem sobre a os resultados das Estatísticas da Governança, Paz e Segurança 2016.

A ocasião servirá, igualmente, para a apresentação de informação sobre progressos alcançados, o papel das estatísticas na prevenção de crises, política de difusão de micro-dados, entre outros.

Consta ainda de tema de apresentação, durante o dia, o site do Sistema Estatístico Nacional.

O lema deste ano, segundo INE, vem ao encontro do grande desafio que a instituição tem neste momento, que é o Grupo Praia em Estatística da Governança, que, segundo o INE, é um fórum de debates sobre as estatísticas da Governação em que foi mandatada para trabalhar na produção, consolidação e apresentação de um manual metodológico (Handbook) até Março de 2020.

Um dos propósitos do grupo é, também, apoiar a Inter-Agency and Experts Groups on Sustainable Development Goals (IAEG-SDGs) nos indicadores do ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), adianta a mesma fonte.

PC/JMV

Inforpress/Fim