Ilha do Sal: Moradores contentes com novo visual urbano de Holandinha e Hortelã

Espargos, 19 Nov (Inforpress) – Os moradores de Hortelã e Holandinha, no Sal, manifestaram-se hoje, satisfeitos com a requalificação dos seus bairros, contemplados com calcetamento das vias, e optimizado um conjunto de condições, respondendo assim a uma reivindicação antiga dos munícipes.

Os investimentos da autarquia na requalificação urbana vão transformando a fisionomia dos diferentes bairros da ilha, obras, conforme os moradores e não só, vêm permitir melhorias “significativas” na qualidade de vida das pessoas que habitam aquelas zonas, além de emprestar um visual mais atractivo e aprazível às localidades.

Para Izaurinda Oliveira, moradora em Hortelã de Cima, onde construiu casa própria, desde 1990, a requalificação veio conferir nova imagem à zona, valorizar a sua habitação e dignificar a vida dos moradores, que se viam agastados em viver no meio de terra.

“É um sonho realizado. Esta requalificação veio valorizar a zona, e a minha casa. Vivíamos em plena terra. Moro aqui desde 1990. É agora que foi chegada a hora. Mais vale tarde do que nunca. Fiquei muito contente”, exteriorizou.

Ana Maria Nereu, outra moradora da zona, segundo a qual é também a realização de um sonho há muito acalentado, congratula-se com o trabalho de requalificação concluído recentemente, fazendo votos que seja extensivo a outros bairros da ilha, enquanto António Silva, este, entretanto, morador em Holandinha, referiu que a requalificação é salutar já que vai melhorar não só a vida dos moradores, mas a circulação tanto de automóveis como de pessoas.

Considerando “normal e natural”, a manifestação de satisfação da população o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, disse que a autarquia não está a fazer outra coisa senão aquilo que as pessoas estão a pedir.

“A nível geral da ilha estamos a fazer obras que dão orgulho à ilha do Sal e Cabo Verde, designadamente a grande marginal pedonal de Santa Maria, entre outras obras. Nós estamos a ir aos bairros conversar com as pessoas nas comunidades, famílias, e fazer aquilo que elas querem, e consideram prioritário para as suas zonas”, frisou o autarca.

Segundo o edil, cada bairro, cada localidade do Sal, vai ter a sua praça ou praceta, estando neste momento a construção da praceta de Ribeira d’Oze e a praça de Holandinha.

A autarquia prossegue com as obras de requalificação urbana compreendendo a construção de novas pavimentações, rede de esgotos no centro de Preguiça, a par de criação de espaços verdes, praças, parques infantis, fitness parques, street basquete, nos diferentes bairros, entre outros equipamentos considerados importantes.

Júlio Lopes quer que cada bairro, cada localidade do Sal, tenha a sua praça ou praceta, estando neste momento a construção da praceta de Ribeira d’Oze e a praça de Holandinha, para garantir, conforme disse, um visual mais aprazível às comunidades, bem-estar e fazer as pessoas felizes, conforme slogan de campanha.

SC/FP

Inforpress/Fim