Ilha do Sal: Missão África Avanza privilegia formação para enfermeiros e manutenção de equipamentos médicos

 

Espargos, 04 Ago (Inforpress) – A Associação África Avanza, Espanha, Bilbao, privilegia nessa sua 23ª missão à ilha do Sal um curso de treinamento sobre limpeza e esterilização de equipamentos sanitários e saneamento de blocos cirúrgicos para enfermeiros no hospital regional.

O programa da equipa médica que chega hoje ao Sal para mais uma missão de uma semana põe desta vez de lado as realizações cirúrgicas, que têm sido práticas, porém caracterizado por seu conteúdo formativo e técnico na área cirúrgica, trazendo pela primeira vez um técnico especializado em manutenção de equipamentos médicos.

As acções compreendem um curso de treinamento teórico sobre limpeza e esterilização de equipamentos sanitários e saneamento de blocos cirúrgicos para enfermeiros locais, manutenção de equipamentos médicos e treinamento prático na gestão de dois equipamentos de esterilização doados pela África Avanza.

Propõe-se com esta acção pioneira considerada de grande valia para o desenvolvimento das actividades sanitárias e cirúrgicas na ilha, fazer uma revisão técnica de todos os equipamentos médicos do Hospital do Sal, trabalhos convenientes de manutenção e reparação de avarias, na medida do possível.

Participam nesta nova deslocação, uma equipa formada por quatro voluntários, dos quais três enfermeiras especializadas em cirurgias, esterilização de materiais, limpeza e saneamento de salas de operação, mais o técnico em electrónica, especialista em manutenção de equipamentos médicos, que vão se dedicar a tarefas de formação aos enfermeiros locais, acompanhados pelo presidente da Associação África Avanza, Iñaki Gascón.

Como em todas as missões do programa dos médicos voluntários da África Avanza, a equipa permanecerá disponível 24 horas por dia para dar suporte e responder a casos de emergências no hospital.

Assim, a poucas semanas após a conclusão da última missão do programa “Médicos Solidários para Cabo Verde” (MSCV) está tudo a postos para o arranque de mais esta missão que se estende até o dia 13 de Agosto.

A África Avanza é uma associação independente, sem fins lucrativos, formada por profissionais solidários e voluntários, experimentados em diversos campos, que disponibilizam o seu tempo, conhecimento e próprios recursos económicos, de forma desinteressada, em prol dos mais necessitados.

Esta ONG desenvolve há cinco anos com o Hospital Regional do Sal um programa de cooperação médica denominada “Médicos Solidários para Cabo Verde (MSCV), deslocando-se, periodicamente para realizar consultas e intervenções cirúrgicas, na ilha turística.

SC/FP

Inforpress/Fim