Inicio Economia Ilha do Sal: IGAE apreende mais de mil contos em produtos irregulares...

Ilha do Sal: IGAE apreende mais de mil contos em produtos irregulares e impróprios para consumo

Cidade da Praia, 03 Set (Inforpress) – A Inspecção-Geral das Actividades Económicas (IGAE) apreendeu, na ilha do Sal, mais de um milhão de escudos em produtos irregulares e impróprios para consumo, além de detectar irregularidades como a venda ambulante sem autorização de bebidas alcoólicas.

Na sua página de Facebook, a IGAE informa que nas actividades de fiscalização, que decorreram de 28 a 31 de Agosto, foram inspeccionados cerca de 100 estabelecimentos, dos quais mais de 10 mil litros de aguardente foram apreendidos, cujo preço médio é de 250 escudos a litro.

“Isso induz, que é aguardente produzida a partir de açúcar e racalda, comercializados de forma ilegal e bebidas compostas também de produção e comercialização ilegal, produzidas por diluição do álcool importado. Da mesma forma, foram apreendidos milhares de tampinhas e cápsulas que servem para produção de garrafinhas”, refere a publicação.

Entre outras ilegalidades registadas, foram detectadas a venda ambulante sem autorização de bebidas alcoólicas, falta de rotulagem, falta de menções obrigatórias na rotulagem, engarrafamento ilegal, transporte de barris de aguardente sem análise de garantia de segurança sanitária, comércio sem licenciamento de bebidas praticado por pessoas particulares e comércio de milhares de cápsulas.

“Grande parte destas bebidas foi apreendida em estabelecimentos, da qual consumidores apresentam quadro de alcoolismo acelerado por ingestão de bebidas alcoólicas de péssima qualidade e, que não obedecem os requisitos de comercialização, tornando-as acessíveis e amplamente consumidas”, avança o IGAE.

Esta operação contou com o apoio da Câmara Municipal do Sal e do Comando da Regional da Policial Nacional.

HR/CP

Inforpress/Fim